Rede aposta em sistema inteligente de wi-fi para aumentar a permanência do consumidor nas cafeterias e criar maior interatividade para conhecer melhor o seu público
Com uma história de quase quatro décadas no mercado, um cardápio com mais de 100 variações de uma das bebidas mais tradicionais do país e vendendo cerca de oito milhões de pão de queijo por mês, o Rei do Mate poderia apenas navegar nos mares calmos e ventos constantes das empresas que estão dando certo. Mas a rede de franquias quer ir além e foca na inovação para manter o crescimento de cerca de 20% ao ano, período em que são registradas a abertura entre 20 a 25 lojas.
Com tíquete-médio de R$ 10,00, a marca não tem sentido os efeitos da recessão econômica, mas nem por isso deixou de investir em inovação e de olhar com atenção para seus consumidores para atendê-los com eficiência. Recentemente, a companhia passou a oferecer internet gratuita em suas unidades com objetivo de garantir mais conforto e, principalmente, tornar-se um ponto de destino, um local onde o consumidor saiba que poderá contar com uma boa conexão para lazer ou trabalho.
O investimento está alinhado ao projeto da rede de se diferenciar e de manter a lembrança mesmo em tempos de concorrência com redes de cafeterias internacionais, que já se estabeleceram no Brasil. “O nosso objetivo é estar sempre na cabeça do consumidor e quando investimos em inovação, queremos que ele perceba que fomos o primeiro a fazer. Estamos sempre muito antenados com o que está acontecendo no mercado e quais são as tendências e os anseios do cliente para trazer para nossa loja”, explica Antônio Carlos Nasraui, Diretor de Marketing do Rei do Mate, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Fidelização
A oferta de internet gratuita não é novidade no mercado, mas o Rei do Mate investiu em um sistema inovador com o objetivo de garantir a permanência do cliente, principalmente os mais jovens. Este público, inclusive, formado por pessoas entre 14 a 39 anos, é o maior grupo frequentador da rede. Ampliar a estadia do cliente na loja, no entanto, é algo que a empresa persegue há algumas décadas. “Quando entrei no negócio há cerca de 25 anos, o consumidor tomava o mate no balcão e ia embora. Há mais ou menos 15 anos, passamos a oferecer mesas e cadeiras para que o consumidor pudesse ler o jornal ou revista enquanto consumia os nossos produtos. Agora estamos atualizando esse processo com o wi-fi, já que os conteúdos são acessados por meio de dispositivos móveis”, acrescenta Nasraui, filho do fundador da rede, Kalil Nasraui.
Para implantar a novidade, o Rei do Mate escolheu a startup Uau-Fi, que oferece um sistema inteligente em que o usuário precisa baixar um APP apenas uma vez para utilizar em todos os estabelecimentos que contam com a tecnologia. A ferramenta se transforma de acordo com o local, ou seja, cada vez que o cliente entrar em uma loja Rei do Mate, o aplicativo se transformará no APP da rede oferecendo produto e serviços personalizados.
Uma das grandes vantagens do aplicativo é a possibilidade de criar programas de fidelidade digitais e ofertas customizadas. “Após baixar o aplicativo, em qualquer loja Rei do Mate que o cliente entrar ele conseguirá se conectar sem precisar colocar senha novamente. Com essa ferramenta, conseguiremos conhecer melhor esse consumidor, saber a data de aniversário para enviar uma promoção, qual é a frequência dele na loja. Muito mais de oferecer internet gratuita, queremos saber um pouco mais quem é esse consumidor para podermos interagir com ele”, reforça o Diretor de Marketing do Rei do Mate.
Marketing Direto
A ferramenta já começou a ser instalada em toda a rede e a expectativa é que até o fim de julho todas as 340 lojas Rei do Mate já estejam oferecendo wi-fi gratuitamente. Com o investimento, cujo valor não foi revelado, a companhia espera ampliar o fluxo de clientes em 10% a 20% até o fim do ano. O aplicativo promoverá campanhas de fidelidade interativas, em que o consumidor acumulará pontos e ganhará peças de um quebra-cabeça para trocar por produtos da loja, cardápio virtual, vídeos de campanhas e fotos.
Com a ferramenta, cada franqueado poderá fazer o Marketing direto, por meio de pesquisas rápidas e dinâmicas a fim de saber como o está o atendimento oferecido e se o público está satisfeito. A ferramenta permite ainda o envio de e-mail marketing parabenizando pelo aniversário ou oferecendo uma promoção para o cliente voltar à loja. Todos os dados são coletados automaticamente pela conexão do cliente na rede e podem ser gerenciados pelo empresário de forma simples.
Todo o esforço visa fazer com que a rede desenvolva produtos e campanhas de forma mais assertiva. “Vendemos um produto saudável e 70% do meu público é formado por jovens, é uma faixa pós refrigerante, que está antenada com questões de saudabilidade. É por isso que estamos sempre atento ao que ele público quer, e esse grupo é super conectado, por isso precisávamos trazer essa facilidade para o nosso consumidor”, pontua Nasraui.