Em 2013, o setor de franquias revelou um faturamento na casa dos R$ 115 bilhões e um crescimento de 11,9% em relação a 2012. Então 2014 já começou com uma boa perspectiva: o faturamento foi de R$ 127 bilhões com crescimento de 7,7% comparado ao ano anterior.
O total de unidades franqueadas também subiu. Segundo o levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o país fechou 2014 com 125.378 operações abertas – 9,6% a mais que em 2013. Número de redes, idem. Aumento de 11,4% de 2012 para 2013 e 8,8% de 2013 para 2014.
Com faturamento médio de R$ 55.000,00, a Super Visão – Vistorias Automotivas é um bom exemplo de rede bem-sucedida no Brasil. Pioneira no ramo na cidade de São Paulo, a empresa contabiliza 10 anos de existência com 130 unidades. O público-alvo são concessionárias, lojas de seminovos e particulares, o lucro líquido gira em torno de 15% a 35% do total e o prazo médio para o retorno do investimento inicial de R$ 75 mil está entre 18 e 24 meses.
“Além dos números em si, que revelam o valor da empresa, nós temos também um serviço que agrega valor: o laudo para a transferência de veículo, feito somente por empresas credenciadas no Detran (ECV). Como temos o objetivo de atender a todos os municípios do Brasil, fornecemos todo o suporte e acompanhamento com documentos próprios para o credenciamento das unidades. Estamos sempre abertos a novas parcerias”, explica João Roberto Reis, diretor da Super Visão.
A pergunta que não cala é: por que apesar da atual conjuntura econômica, investir em redes estruturadas franquias ainda pode ser promissor? Segundo a ABF, o franchising também sofre as oscilações do mercado, mas está mais preparado para enfrentá-las – por isso cresce acima da economia nacional.
A Super Visão está em expansão e comercializa seu modelo de negócio por concessão, com preço razoável para quem quer se tornar empreendedor, de maneira simples e com garantia de bons rendimentos. A empresa iniciou suas atividades em 2005 e já soma mais de cem unidades espalhadas por todo o país, com média de 75 mil carros vistoriados mensalmente. Em 2013 a empresa atingiu um faturamento de R$36 milhões e estima um aumento de 24% em 2014, além de aprimorar intensamente os serviços prestados. Só em 2015 a empresa negociou mais 25 unidades licenciadas, e a previsão para 2016 é negociar mais de 30 unidades.
Novas Unidades
De investimento razoável para abertura, a unidade da Super Visão necessita de uma estrutura enxuta para o inicio das atividades, sendo apenas quatro funcionários – o próprio empresário, dois técnicos formados, que a própria empresa se responsabiliza pelo treinamento, com o objetivo de garantir a satisfação de todos os clientes da rede, e um atendente – e após o credenciamento a unidade já pode entrar em funcionamento.
Segundo o diretor da Super Visão, a marca dá apoio comercial para os cessionários, firmando parcerias com lojas de automóveis entre outros comércios do setor, além de toda a estrutura de comunicação necessária para agregar vendas às unidades. “Temos uma política interna de contribuir e dar todo o suporte necessário para nossas unidades. Contamos com uma equipe qualificada no departamento comercial e de marketing, os quais estão sempre pensando em inovações e estratégias comerciais para a rede” – comenta Roberto Reis.