A fábrica do futuro precisa reunir ERP de última geração, Machine Learning, sensores integrados em toda a produção, treinamento em Realidade Aumentada, visualização móvel e programação de fluxo preditivo, redes seguras e ferramentas baseadas em nuvem para gerenciar o fluxo de trabalho. Sem mencionar a necessidade de se reequipar os trabalhadores e fazer a polinização cruzada entre informações tradicionais e funções e habilidades de tecnologia operacional. “Curiosamente, muitas das coisas que pareciam tão incríveis dez anos atrás são agora fundamentais”, afirma a Deloitte na décima edição do estudo Tech Trends, lançado esta semana.
É realmente notável a rapidez com que as organizações em todos os setores e regiões navegaram por questões como a adoção da nuvem, segurança cibernética, a Internet das Coisas, o iminente impacto dos dispositivos móveis na empresa e o design centrado no usuário. Há uma década, muitas empresas conseguiam obter vantagem competitiva adotando inovações e tendências que já estavam em andamento. Hoje, esse tipo de abordagem reativa não é mais suficiente, alerta a consultoria. Para ficar à frente do jogo, as empresas devem trabalhar metodicamente para sentir novas inovações e possibilidades, entender suas ambições para o futuro e encontrar a confiança necessária para ir além da fronteira digital.
Na opinião dos autores do estudo, Bill Briggs e Scott Buchholz, o potencial total de tecnologias como Cloud e Analytics permanece em grande parte inexplorado. Os investimentos nelas são muitas vezes departamentais e limitados no escopo. Da mesma forma, em algumas empresas, iniciativas analíticas, de nuvem e digitais são desarticuladas, até mesmo esforços concorrentes.
Enquanto isso, três tendências mais recentes – realidade digital, tecnologias cognitivas e blockchain – estão crescendo rapidamente em importância. A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada estão redefinindo as formas fundamentais pelas quais os humanos interagem com o ambiente, com os dados e entre si. O Blockchain tem passado rapidamente de bitcoin enabler para provedor de confiança.E as tecnologias cognitivas, como Machine Learning, RPA, processamento de linguagem natural, redes neurais e IA passaram de capacidades incipientes para princípios de estratégia, exploramos seu profundo potencial para negócios e sociedade. Essas três tendências estão prontas para se tornarem tão familiares e impactantes quanto a nuvem, o Analytics e a experiência digital são hoje.
Três forças formativas provaram ser essenciais na busca da Transformação Digital: modernização dos sistemas centrais para servir como base para inovação e crescimento; elevando a cibersegurança e o domínio de risco mais amplo de uma atividade baseada em conformidade para uma função estratégica incorporada; e reengenharia da função tecnológica de uma organização para cumprir a promessa de tecnologias emergentes e existentes – ou correr o risco de falhar em sua missão.
Portanto, nove forças – experiência digital, nuvem, Analytics, Blockchain, Computação Cognitiva, Realidade Digital, Business of Technology, modernização central e cibersegurança – continuam a moldar o nosso futuro digital. E só por são serem mais particularmente novas, não significa que elas não sejam de vital importância. Na verdade, um dos desafios mais urgentes enfrentados pelos líderes de tecnologia e negócios é como escavar e aproveitar o valor que essas forças macro podem oferecer coletivamente, ressaltam os autores do relatório.
Fonte: CIO