Uma pesquisa realizada pelo E-bit com 5.300 consumidores mostra que 44% deles compraram na Black Friday do ano passado, sendo que um quarto delas também compraram nas lojas físicas e 56% consultaram um comparador de preço ou uma loja virtual antes de comprar na data. Buscapé, Zoom, Bondfaro e Google foram alguns canais usados por esses consumidores na hora da pesquisa.
A loja preferida pelos consumidores é a Americanas.com, seguida por Submarino e Walmart. “A confiança, o preço baixo, a segurança, o prazo de entrega e as promoções foram os principais elementos que atraíram os consumidores”, disse Pedro Guasti, CEO do E-bit durante a Conferência E-Commerce Brasil SUL 2017.
Quando perguntados se as pessoas pretendem comprar pela internet na próxima Black Friday, 81% disseram que sim. Entre os motivos para não comprar na data está o “não acredito que existam descontos”, um reflexo ainda do episódio que ficou conhecido como Black Fraude em 2013, apontou Guasti. Mesmo assim, 13% que disseram que não pretendem comprar mudariam de ideia se realmente encontrasse um desconto que valesse a pena. A instabilidade econômica foi citada por 9% das pessoas (no ano anterior era de 7%). Para Guasti, a confiança na economia é um fator preponderante para parcelamentos de longo prazo. “Entramos numa fase com boas expectativas econômicas e acreditamos que a Black Friday terá um resultado tão bom quanto do ano passado”, disse.
Outro dado interessante é que quase 60% das pessoas que compram na Black Friday compram presentes para si mesmo. Confira alguns dados interessantes sobre as vendas de acordo com a categoria:
Eletrônicos:
Para quem pretende comprar eletrônicos, 80% pretende pagar com o cartão de crédito, sendo 62% deles usando o parcelamento e 17% usarão o cartão de crédito à vista. O boleto é o segundo meio de pagamento mais lembrado. A expectativa é que os consumidores comprem 1,2 itens, gastando R$ 1.200. A Americanas.com é a loja mais lembrada, seguida por Submarino, Magazine Luiza, entre outros. A marca de produtos eletrônicos mais citada foi a Samsung, seguida por LG, Sony, Apple, Phillips, Lenovo, Dell, entre outros.
Eletrodomésticos
Na categoria de eletrodomésticos, o cartão de crédito foi citado como meio de pagamento por 80% das pessoas que comprarão na Black Friday, em média o consumidor pretende fazer duas compras, gastando R$ 1.130. Lojas mais lembradas: Americanas.com seguida por Magazine Luiza, Submarino, Walmart, Ricardo Eletro, Ponto Frio, entre outras. Brastemp, Electrolux, Samsung, Phillips, LG, Arno e Sony são as marcas mais lembradas da categoria.
Informática
77% das pessoas usarão o cartão de crédito ao comprar produtos de informática, consumindo 1,7 itens e gastando de R$ 1.140 a R$ 1.150. A loja mais lembrada foi mais uma vez a Americanas.com, seguida por Submarino e Kabum. Já a marca mais lembrada foi a Dell, depois Samsung, HP, Asus, entre outros.
Celulares e smartphones
78% usarão o cartão de crédito, sendo 67% vão parcelar as compras e pretendem comprar 1,5 item, com um ticket médio de R$1.236. Americanas.com é a loja mais lembrada, seguida por Submarino, Magazine e Walmart. Samsung, Apple, Lenovo e Xiomi são as marcas mais lembradas.
Casa e decoração
Guasti destacou o crescimento desta categoria por conta do novo perfil de consumo no Brasil. “As pessoas estão saindo menos de casa e isso se reflete no investimento em móveis e itens para casa”, disse. O ticket médio é de R$ 856, sendo que os entrevistados pretendem comprar 2,7 itens. Americanas.com e Submarino lideram como lojas mais lembradas na categoria.
Moda e acessórios
50% querem comprar por meio de cartão de crédito (parcelado) e 20% pagarão com cartão de crédito à vista. O número de itens é de 3,5 e o tickete médio é de R$ 408. Dafiti, Netshoes, Privalia, Renner são as empresas mais lembradas. Adidas, Levis, Lacoste e Lançaperfume são as marcas mais lembradas.
Perfumaria e cosméticos
O consumidor que está de olho nos produtos da categoria perfumaria e cosméticos pretende comprar 3 itens e gastar R$ 491. A Sephora é a mais lembrada, seguida por Americanas.com, Boticário, Submarino e Magazine Luiza. As marcas mais citadas foram: Boticário, Natura, Carolina Herrera, Calvin Klein e outras.
Pedro também citou que 82% das pessoas pesquisadas querem receber informações sobre a Black Friday, sendo que 83% gostariam de receber um e-mail com promoções da data. “Este é um evento importante e ao mesmo tempo bastante trabalhoso” ressaltou. Para ele é ideal que o planejamento comece seis meses antes e leve em consideração alguns itens cruciais como teste de carga e garantia de agilidade no processamento. “Tenho mais gente preparada para processar pedidos, reforce o fulfillment (próprio ou terceiro, principalmente o picking and packing) e reforce o atendimento. Vender é bom, mas entregar no prazo é fundamental. Aproveite também para criar uma landing page para pessoas interessadas em receber emails de descontos da Black Friday”, finalizou Guasti.
Fonte: E-Commerce Brasil