Foi um ano desafiador para o empreendedorismo, mas que deixa um legado interessante para 2021. Por um lado, há os negócios que foram criados para absorver uma nova demanda de serviços gerada pela pandemia de covid-19. Por outro, apareceram negócios inovadores, prontos para conquistar o novo cliente digital. No sistema de franquias, não foi diferente.
PEGN contou algumas dessas histórias ao longo do ano. Confira:
Casa Group
Rede de vending machines personalizáveis fundada pelo brasileiro Claudio Landsberg nos Estados Unidos, em 2010. O empreendedor trouxe o negócio para o Brasil de olho na demanda gerada pelo varejo touchless (sem toque). Desde o lançamento, a empresa já inaugurou máquinas para marcas como C&A e Petz.
Maisa Pacheco
Sex shop não é necessariamente um segmento incomum, mas não é muito presente no sistema de franquias. A empreendedora Maisa Pacheco, que comanda uma loja com o seu nome em um ponto estratégico em São Paulo, tornou-se uma influenciadora no tema e em meio à pandemia anunciou a expansão do negócio por franquias.
2Share
A incorporadora VCI SA investiu R$ 1,2 milhão na criação da startup 2Share, para venda de frações de imóveis em hotéis de luxo. A bandeira vendida pela empresa, até o momento, é a Hard Rock, com hoteís a serem lançados em Fortaleza (CE) e na Ilha do Sol, no Paraná, em 2021. Basicamente, o cliente compra uma segunda residência, mas em um hotel cinco estrelas. A ideia de franquear o negócio surgiu ao analisar o perfil dos compradores. A 2Share faz a captação do interessado e envia para o franqueado mais próximo atender e finalizar a venda.
Doca Omni Store, da Mormaii
Bem no comecinho do ano, antes mesmo da pandemia, a varejista de moda Mormaii abriu uma microfranquia para ajudar na logística do e-commerce. A Doca Omni Store funciona como um centro de distribuição local, em que o franqueado faz apenas a entrega de última milha para o cliente.
Buratto Consultórios
A empreendedora Cássia Buratto comprou um espaço para ser seu próprio consultório de acupuntura. Ao perceber que o local era grande e caro demais, resolveu “rachar as despesas” e locar consultórios para outros profissionais da saúde. O negócio deu certo e se tornou uma franquia de consultórios médicos em 2020.
Go Fit Truck
O empreendedor Leonardo Lívio tinha uma rede de academias convencionais, mas queria reduzir os custos fixos. Assim, no início deste ano, criou a academia itinerante Go Fit Truck, que pode ser levada para vários lugares dentro de um carro. Hoje, vende franquias em diferentes formatos para quem quer colocar sua academia num truck.
Cames
A Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (Cames Brasil) foi criada em 2016 para solucionar problemas entre empresas, por meio de um sistema próprio. Em 2020, eles anunciaram a expansão do negócio por franquias.
Fonte: PEGN