Comprar pelo smartphone já parece ser uma preferência nacional, segundo estudo da Worldpay, realizado em parceria com a Opinium Research.
De acordo com o relatório global “Mobile Payment Journey” divulgado nesta segunda-feira (05/03), 78% dos brasileiros entrevistados preferem comprar por meio de um aplicativo, ao invés dos navegadores para dispositivos móveis. O número é acima da média global, de 71%.
A pesquisa entrevistou 16 mil consumidores que compraram produtos no celular nos últimos três meses na Austrália, Brasil, China, Alemanha, Índia, Japão, Coréia do Sul, EUA e Reino Unido. No Brasil, 1.510 consumidores foram ouvidos. Segundo a Worldpay, as conclusões do relatório visam ajudar empresas e lojistas a pensarem em estratégias para atrair e reter clientes em suas plataformas.
Experiência
Para Juan D’Antiochia, General Manager da Worldpay para a América Latina, o estudo confirma que os consumidores brasileiros estão cada vez mais exigentes, ao mesmo tempo em que o mercado está mais maduro e seguro para oferecer opções de pagamento. “O brasileiro está gastando mais no comércio eletrônico. Isso é motivo de comemoração dos varejistas, mas ainda há demandas por parte dos consumidores que precisam ser atendidas.”
Os consumidores têm buscado um serviço mais exclusivo e personalizado em seu celular. Segundo a pesquisa, 53% dos brasileiros ficariam satisfeitos em pagar mais por um produto, serviço ou viagem se a experiência na plataforma for melhor. O resultado mostrou 12 pontos percentuais acima da média global (41%).
E por experiência melhor, o estudo destaca um tripé essencial no mobile commerce: segurança, simplicidade e velocidade. Tais características já são esperadas pelo consumidor que se dá ao trabalho de baixar um aplicativo para comprar qualquer coisa. Ou seja, aplicativos que pecarem nessas questões frustrarão o usuário, que não terá muito motivo para mantê-lo no celular.
“As chances de sucesso de um aplicativo aumenta quando o usuário consegue resolver tudo o que ele precisa ali mesmo”, resume D’Antiochia, dando como exemplos os aplicativos de reserva de hotel. Caso o usuário precise sair da aplicação para checar informações que ali faltam ou estão prejudicadas – imagens ruins, informações de localização, etc – é provável que o consumidor desista de fazer a compra por ali e siga em frente.
Entrevistados também disseram preferir comprar via aplicativo ao invés de navegadores, pois acreditam que nessa versão as compras são mais ágeis.
Confiança
Segurança é uma grande preocupação e uma das principais razões para o abandono de compra nos aplicativos móveis. Uma vez que brasileiros são conhecidos como early adopters, o varejo pode se beneficiar ao adotar novas tecnologias para assegurar a compra. Essa tendência é reforçada pela pesquisa, que indica que 63% dos brasileiros se sentem confortáveis em fornecer dados biométricos, como impressões digitais ou o reconhecimento facial, se além de adicionar uma camada a mais de segurança, tornasse o processo de pagamento mais rápido.
No entanto, a confiança do consumidor brasileiro ainda precisa ser conquistada – 76% dos respondentes afirmam que somente fazem download do aplicativo de marcas ou empresas que realmente confiam, número superior aos dados globais (71%).
“O comerciante que entregar a melhor experiência terá muito a ganhar já que os consumidores estão comprando produtos de maior valor via aplicativos. Com o avanço de novas tecnologias haverá espaço para assistentes virtuais e serviços conectados o que irá facilitar ainda mais a vida do consumidor. As marcas que oferecerem a melhor experiência de pagamento móvel, de forma rápida e segura, verá menos desistências nas compras, mais downloads do aplicativos e, consequentemente, um maior volume de vendas dos seus produtos e serviços”, conclui D’Antiochia.
Fonte: IDG Now