Se existe algo que tira o sono de lojistas é saber que está gastando muito em algo que não gera resultados. E, hoje, uma das principais fontes de gastos está em mídia e performance.
Para otimizar o trabalho nessas áreas, Cleber Fonseca Pinto, head de BI, SEO e Digital Analytics da Arezz&Co, separou algumas dicas simples durante a Conferência E-Commerce Brasil Minas – mas que vão ajudar o varejista a colocar o capital no lugar certo.
Analise o ROI com profundidade (mas vá além do Analytics)
Segundo Fonseca, muitos e-commerce usam apenas os dados obtidos no Google Analytics. Na sua opinião, o lojista precisa passar a olhar o ERP, analisar venda a venda e registrar exatamente o que foi faturado. “Apesar da confiabilidade [dos dados do Google Analytics], existem robôs, empresas fraudulentas que sujam os números.”
Crie matrizes de Cohort por mídia e avalie o Lifetime Value dos clientes
Cohort é uma forma de analisar investimentos de mídia a longo prazo. De acordo com o head da Arezzo, é possível, por exemplo, conferir a recorrência semanal de compras e enxergar depois de quanto tempo começa a resfriar o retorno.
“O que eu posso fazer com isso? Você pode fazer uma ação pontual, como uma promoção depois de uma determinada semana. Mas acho importante fazer uma análise de cohort por mídia. Sabendo quanto de retorno eu tenho do cliente, tenho como saber o Lifetime Value”, disse.
Trate o mobile diferentemente do desktop
Aqui, trata-se de criar estratégias para cada situação. “Temos uma possibilidade, ainda não muito simples, que é a visão 360º do usuário. Mas já consigo entender o papel do mobile [na jornada de compra]”, afirmou. Assim, parte-se para campanhas complementares e diferentes.
Seja exigente com a agência com quem você trabalha
“Fazemos sempre uma negociação exigindo que agência se dedique um pouco mais, entregue um pouco mais, é fundamental”, afirmou. Um dos principais fatores a se levar em consideração é que a agência tenha um nível técnico similar ao seu e-commerce.
“É preciso ter alguém na outra equipe que possa discutir as ações no mesmo nível. Por isso, a gente incentiva a concorrência, experimenta agências de tempos em tempos”, completou.
Testar, testar, testar
“Minha recomendação é não aceitar fórmulas prontas”, cravou o especialista. “É preciso testar e validar as ações para ver se deram resultado e, se sim, dar andamento a elas.”
Segundo ele, hoje existem inúmeras maneiras de diversificar a produção de conteúdo. As principais, na sua opinião, são:
– Campanhas de Ads Face e Google,
– Digital influencers,
– Redes de afiliados,
– Segmentos públicos.
Volte ao básico
Para Cleber Fonseca Pinto, o “feijão com arroz” do e-commerce é fundamental para não gastar dinheiro à toa
– Todos ou quase todos os seus produtos têm as fotos adequadas? Já experimentou fotos com uso do produto?
– Todos (ou quase todos) seus produtos têm descritivo e informações completas? “A gente não compra roupa sem saber as especificações”, exemplificou.
– Sua política de frete e troca é atrativa e clara? “Uma forma melhor de comunicar descontos [e políticas] faz diferença.”
– Cuide do SEO do seu site. “SEO é mais do um código bem utilizado, é mais do que apenas conteúdo.”
Fonte: E-Commerce Brasil