Pesquisa realizada pelo E-Commerce Brasil e pela Koncili mostra que 64% dos lojistas usam a margem de lucro para precificar um produto no e-commerce.
A pesquisa ouviu 62 profissionais da área, que explicaram como organizam a gestão financeira das lojas online. O objetivo era entender melhor como funciona a inteligência financeira do empreendedor brasileiro.
Além da margem de lucro, 19% dos entrevistados disse que usam o preço da concorrência como base ao precificar produtos. 8% consideram despesas fixas na hora de atribuir um preço.
Canais de vendas
O foco da pesquisa recaiu sobre a organização financeira em relação à conciliação envolvendo marketplace, mas foi perguntado também aos lojistas por quais canais eles estão vendendo atualmente, tendo o lojista a opção de marcar mais de uma alternativa.
Os destaques caem sobre os que atuam com loja própria e em marketplaces. Além disso, fica perceptível a ascensão dos lojistas que começaram a vender pelo WhatsApp.
Marketplace
Para quem atua em marketplace, 40% dos lojistas responderam que fazem o acompanhamento dos repasses dos produtos vendidos de maneira manual, através do auxílio de planilhas e relatórios dos próprios marketplaces.
27% responderam que usam uma organização própria para acompanhar. E 16% afirmaram usar um software de conciliação.
Além disso, 51% responderam que apenas uma pessoa na equipe fica responsável por acompanhar os repasses realizados pelo marketplace. 29% não conta com ninguém na equipe para esta tarefa. 12% afirmaram que até 3 pessoas cuidam desta tarefa, 3% até 5 pessoas e 3% também contam com mais de 5 pessoas.
Uso do tempo
Para a maioria dos respondentes, 48%, é necessário apenas um dia para realizar a conciliação. 38%, no entanto, afirmaram precisar de 2 a 4 dias por mês para realizar tal tarefa. 6% precisam de 5 a 7 dias e 6% precisam de mais de 11 dias.
Fonte: Ecommerce Brasil