Por Redação | O estudo “Efeito das apostas esportivas no varejo brasileiro”, conduzido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a AGP Pesquisas, revela que 63% dos brasileiros que apostam online tiveram parte de sua renda comprometida com essas atividades.
Do total de apostadores que tiveram sua renda impactada, 23% deixaram de comprar roupas, 19% deixaram de fazer compras em supermercados, 14% deixaram de comprar produtos de higiene e beleza, e 11% reduziram gastos com cuidados de saúde e medicações.
Isso gera um sinal de alerta no varejo. Veja mais alguns dados relevantes do estudo:
Frequência de Apostas: dos entrevistados, 38% já realizaram apostas online, e mais de 50% o fazem ao menos semanalmente. Além disso, 49% dos apostadores aumentaram a quantidade de apostas nos últimos meses, enquanto 35% reduziram devido ao medo do vício.
Impacto no Consumo: o estudo destaca que 64% dos apostadores utilizam sua renda principal para apostar, e 63% já sofreram prejuízos financeiros pelo menos uma vez. As categorias mais afetadas incluem vestuário (23%), itens de mercado (19%) e viagens (19%).
Classes sociais mais impactadas: o maior impacto é visto nas classes C (54% dos apostadores) e B (33%), que chama a atenção de Eduardo Terra, Presidente da SBVC
É um público que experimenta restrições de renda e, movidos pelo desejo de uma renda extra aparentemente fácil de obter, arriscam a sorte.
Eduardo Terra, Presidente da SBVC
O objetivo do estudo foi avaliar o efeito das apostas online na renda e no consumo dos brasileiros, bem como no chamado “share of pocket” de consumidores que dependem de uma única renda. Terra acrescenta: “Precisamos acompanhar e monitorar o crescimento de concorrentes indiretos pelo bolso do consumidor em uma economia dinâmica, que traz cada vez mais desafios.”
O estudo ouviu 1.337 consumidores de todas as regiões do país, por meio de um painel online quantitativo com um perfil amostral que representa a demografia da população brasileira.
Para acessar a íntegra do estudo, visite o site da SBVC: Estudo Completo.
Fonte: E-Commerce Brasil