O mundo está mudando, e com isso o mundo dos negócios vem se transformando nos últimos anos, assim consequentemente os supermercados estão vivenciando com bastante intensidade essas transformações. Principais expoentes do comércio varejista no Brasil, a grande concorrência e os desafios da crise têm feito com que os supermercadistas se atentem às novas tendências.
Você verá agora, cinco tendências que prometem mudar o que sabemos hoje de forma rápida nos supermercados.
1. Em pouco tempo os supermercados só sobreviverão se aderirem com mais intensidade o comércio online
Pesquisas recentes revelam que 77% dos consumidores americanos efetuam compras de supermercado via web com regularidade. O relatório Prosper Insights & Analytics de 2016, mostrou que as gerações atuais que ainda chegarão a idade adulta não comprarão mais pessoalmente, e sim online.
Com isso, podemos ter certeza que se os supermercados quiserem se manter fortes no mercado, deverão investir na venda online tanto quanto fazem já com as lojas físicas, e devem já começar a pensar nisso antes que seus concorrentes roubem seu espaço e atendam a esse novo comportamento de consumidor.
2. A experiência do consumidor será determinante para o sucesso dos supermercados em um futuro próximo
Conforme o tempo passa, a experiência do consumidor com os supermercados mudará completamente, o engajamento das pessoas em torno de causas como responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e outros temas atuais, estão formando consumidores mais conscientes e responsáveis.
Com isso, aumenta os esforços para a ampliação de um estoque de produtos e serviços ecologicamente corretos, mais que isso, será preciso comunicar os consumidores desses produtos que o supermercado oferece, assim não só atraindo mais consumidores como fidelizando-os, trazendo uma experiência realmente eficaz.
3. A informação será mais valorizada do que os produtos que o supermercado vende
Com o avanço da tecnologia, e com os consumidores tendo o acesso sobre tudo tecnologicamente, em pouco tempo os consumidores não ficarão satisfeitos com o que a embalagem fala sobre o produto, assim também, etiquetas e peças publicitárias também precisarão reformular sua forma de comunicar, e oferecer informações que satisfaçam as necessidades comunicacionais dos consumidores.
Em países altamente desenvolvidos, como Japão e Estados Unidos, a interatividade digital proporcionada por tecnologias como QR-Code e telemetria já colocam à disposição uma gama de formas de conseguir informações sobre a origem dos produtos, o que demonstra valor e tende a engajar mais os consumidores.
4. Personalizar o atendimento ao cliente será fundamental
Devemos analisar a forma como atendemos nosso cliente, e com isso deve ser revisto a personalização do atendimento ao cliente. A individualidade estimulada pela tecnologia fará com que os clientes se mantenham fiéis a supermercados que lhes proporcionem um atendimento mais exclusivo e personalizado.
De acordo com especialistas, isso quer dizer que tanto quanto disponibilizar diversos canais digitais até o relacionamento com o cliente a longo prazo, ou seja, ao entrar em uma loja, o cliente deve se sentir mais a vontade, e por exemplo, quando entrar no supermercado, receber um alerta em seu celular sobre ofertas relacionadas com seu histórico de compra, do que simplesmente receber emails todos os dias.
Como exemplo podemos citar a plataforma SavPrice que já disponibiliza isso em sua forma de comunicação dos supermercados com seus consumidores, avisando-os sempre quando entram em algum estabelecimento ou quando há alguma promoção dos produtos que costuma mais comprar.
5. Conveniência e agilidade na compra e no pagamento serão valores esperados pelos clientes dos supermercados
Recentemente, a Amazon lançou a Amazon Go, uma loja onde os consumidores podem escolher e levar os produtos sem precisar passar por um caixa, e ainda com sistema que reconhece o cliente pelos seus olhos, cobra o que foi pego pelo aplicativo de celular e debita alto matico do seu cartão, sem necessidade de filas, veja mais aqui!
Por mais futurista que pareça, essa iniciativa da Amazon tende a despertar outras em grandes players e, se a tendência for bem aceita, em pouco tempo os consumidores esperarão por algo parecido em qualquer supermercado, incluindo no Brasil.
Logo, não é exagero dizer que os supermercadistas devem investir no desenvolvimento de formas inovadoras de compra e pagamento aos seus clientes e com isso começar já a enxergar o futuro de seus comércios no agora, antes que fiquem para trás!
Fonte: SavPrice