Por Isabela Rovaroto
Com 30 novas unidades e lançamento de uma marca para atender cidades menores, a lavanderia francesa 5àsec que atua no Brasil há quase três décadas acelerou sua recuperação após a pandemia. Com 520 unidades, a rede cresceu 42% e faturou R$ 239 milhões.
A expectativa da 5àsec, que já é uma das 50 maiores franquias do Brasil, é atingir a marca de 600 lojas e aumentar o faturamento em mais de 10% em 2023.
Como a franquia cresceu nos últimos anos
Uma das apostas da marca foi o investimento em diversas plataformas de vendas, onde o cliente opta por utilizar os serviços de maneira online, na loja física, por delivery ou pelos lockers, também conhecidos como armários digitais, que ficam em prédios dentro de prédios comerciais e residenciais. Neste último caso, a franquia espera a ampliação dentro de empreendimentos comerciais e residenciais. Ao todo, a meta é crescer 20% com este modelo de negócio até o final do ano.
“De 2019 para cá, os consumidores passaram a buscar por serviços mais democráticos, com custo-benefício atrativo, mas sem perder a qualidade no atendimento. Nós estamos sempre em busca de novidades, como lançamento de novas campanhas promocionais, serviços adicionais, que vão desde planos, combos, bags e serviços de costura, e formatos de lojas, que permitem ao cliente uma experiência de consumo diferenciada, além de prover ao franqueado caminhos para aumentar a lucratividade do seu negócio”, diz Fábio Roth, CEO da 5àsec Brasil.
Plano de expansão
Para este ano, a rede de lavanderias planeja o seu crescimento para fora das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, apostando no interior, litoral e nas regiões Sul e Centro-Oeste, que contam com pequenos e médios municípios que dispõem de uma economia ativa, com grandes investimentos de indústrias e forte processo migratório. Pesquisa divulgada no ano passado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que as 30 cidades com maior número de aberturas de franquias, 12 não são capitais.
Nova marca
Outra expectativa da rede é a implantação de pontos de venda da Lavpop, nova marca lançada em 2022 e que teve suas primeiras unidades inauguradas em janeiro deste ano. Mais acessível em termos de investimento inicial e em preços para os consumidores, a marca tem como objetivo abrir 20 unidades, principalmente em cidades a partir de 50 mil habitantes.
Com a Lavpop, o grupo quer atrair um público mais jovem e prevê com a negociação de 20 operações neste ano gerar, com as novas lojas, cerca de R$ 3,1 milhões em investimento.
“As expectativas estão as melhores possíveis para este ano. Enviamos um representante da franquia do Brasil para passar alguns dias em operações da 5àsec em Paris, na França, e em Madri, na Espanha, para conhecer as principais tendências do segmento oferecidas no exterior, com objetivo de trazer novas práticas aos nossos franqueados e agregar ainda mais aos serviços da marca, garantindo um alto índice de satisfação dos clientes”, diz Roth.
Fonte: Exame