Com o objetivo de se adaptar à demanda dos consumidores, a rede de lavanderias 5àsec passou por uma forte reestruturação nos últimos anos e moldou as opções de serviços. Agora, com a opção de pacotes e preços fechados, a rede projeta incremento de 16% no volume de negócios e 10% no faturamento de 2018.
De acordo com o CEO da 5àsec Brasil, Fabio Roth, que assumiu a rede em 2016 e liderou a reestruturação e mudanças na empresa, a necessidade de criar soluções que facilitem o dia a dia do consumidor foi o norte para criação da BAG 5àsec, que consiste em uma bolsa que comporta um peso fechado de roupas.
“A BAG 5àsec foi testada em um projeto piloto em algumas lojas da rede durante o primeiro semestre de 2017. O cliente passa em uma das unidades e pega a sacola retornável [que comporta, em média, 30 peças ou o equivalente a 9 kg de roupas].”
Com valor fechado de R$ 99, o objetivo da rede era trazer opções mais econômicas para o consumidor, já que esta modalidade não inclui o serviço de passar roupas. “No projeto piloto, as lojas aumentaram o faturamento em até 28%, além de aumentar o ‘share’ de peças limpas”, comemora.
Com o projeto consolidado, foi expandido para as outras unidades do grupo. “As roupas são entregues lavadas, secas e dobradas. O cliente pode optar ainda por contratar algum serviço adicional com a BAG, por exemplo, o de passadoria, que será cobrado à parte pela loja”, detalhou o executivo ao DCI.
Operação virtualAlém das mudanças para atingir um grupo maior de consumidores, a empresa também voltou os olhos para o ambiente digital. O projeto, lançado em novembro do ano passado, se chama Lavanderia Online e pretende se aproximar dos consumidores mais jovens, ou dos que não estão fisicamente perto de nenhuma loja.
“Você já se imaginou contratando um serviço de lavanderia por um website? Agora passa a ser possível nas unidades da rede”, diz Roth.
De acordo com ele, o projeto de inovação inclui um novo website e um aplicativo para smartphones e tablets (que será lançado no primeiro trimestre de 2018).
“Isso permitirá que os clientes adquiram os serviços oferecidos pela marca, além de efetuar o pagamento online, gerenciar as próprias assinaturas e agendar a coleção de peças a serem lavadas.”
Entendendo o mercadoCom 442 unidades em operação, a expectativa de Roth é alcançar a marca de 457 lojas até o final do ano. Nesse caminho, ele promete continuar inovando e aumentar a conexão com os consumidores.
Nessa primeira etapa de transformações, o CEO da 5àsec conta ter conversado bastante com os franqueados, que ajudaram a encontrar soluções criativas e inovadoras para que a empresa atravessasse o período recessivo que o País enfrentava.
E o esforço parece ter dado resultado. Ao longo do ano passado, a empresa cresceu 3,5% apesar da crise. Para 2018, a meta é pisar no acelerador e crescer dois dígitos.
Fonte: DCI