Pesquisa da Adtail com o Ecommerce Brasil traça cenário do mercado de CRM; estratégia e operação costumam ser realizadas internamente
Por Redação
Em pesquisa realizada pela Adtail em parceria com o E-Commerce Brasil, descobriu-se que 55% dos lojistas de e-commerce fazem integração dos dados com as lojas físicas.
Métricas
O objetivo da pesquisa era estudar o cenário de CRM atualmente. Por isso, os lojistas foram questionados sobre as principais métricas acompanhadas para avaliar a entregabilidade.
Podendo responder mais de uma alternativa, 87% afirmaram que mensuram cliques, enquanto 74% mensuram aberturas.
Além disso, 68% acompanham as entregas e 45% os envios. Para 39% a prioridade é acompanhar os descadastros e 19% as respostas.
Boas práticas nas artes e no HTML de e-mail marketing
Os respondentes foram questionados também sobre boas práticas no que se refere ao e-mail marketing. Podendo responder mais de uma alternativa, 74% responderam que investem em e-mails responsivos.
Na marca dos 68% houve duas respostas: manter a mensagem principal na área nobre de rolagem e manter a versão web e descadastro com fácil acesso.
64% afirmaram manter CTAs claros, enquanto 55% usam links parametrizados.
Outras práticas:
- 45% HTML com texto editável;
- 45% mobile first;
- 39% utiliza temas alternativos para ampliação do clique;
- 16% adaptação para dark mode.
Como é o CRM para sua empresa?
39% dizem ter estratégia e operação de CRM desenvolvidas dentro da própria empresa e 23% dizem ter estratégia e operação desenvolvidas com algum parceiro.
16% tem um parceiro desenvolvendo a estratégia internamente. Além disso, 10% tem a estratégia desenvolvida internamente e operação via parceiro.
Na marca dos dos 6% houve duas respostas: 1) a empresa tem apenas operação de disparos,
feita por parceiro; e 2) a empresa tem apenas a operação de disparos, que é feita internamente.
Campanhas de e-mail marketing
74% responderam que as campanhas de e-mail marketing são realizadas de maneira manual. 64% responderam que as campanhas são realizadas de forma automatizada. Os respondentes podiam assinalar mais de uma alternativa para campanhas distintas.
35% falaram que as campanhas são estruturadas de maneira transacional.
Fonte: E-Commerce Brasil