Por Ian Cândido | Projeções divulgadas pela Hibou sugerem que, neste ano, o Dia das Crianças será marcado por um volume de compras menor em comparação aos anos anteriores. 52% dos compradores entrevistados durante a pesquisa confirmaram que planejam gastar menos com a data em 2024.
Em contrapartida, apesar de 45% dos brasileiros ainda verem o Dia das Crianças como uma data comercial, 28% afirmam que é uma oportunidade de passar o dia com as crianças – um aumento de 11% em comparação a 2023, possivelmente impulsionado pelo fato de a data cair em um sábado este ano.
Entre o grupo de consumidores que pretendem ir às compras, as preferências dos pequenos serão os principais gatilhos de decisão. 65% das pessoas afirmaram que o presente ideal é algo que eles sabem que a criança vai gostar, enquanto apenas 23% preferem surpreender com uma novidade inesperada.
Os tradicionais brinquedos (38%) continuam a liderar as intenções de compras, mas o foco em jogos educativos (29%) e passeios como parques e exposições (28%) aponta uma mudança de comportamento, com pais e responsáveis valorizando atividades e experiências em conjunto. Livros (27%), kits de montar (23%) e eletrônicos (23%) também estão entre os itens mais desejados.
Presença dentro e fora de casa
Os doces e guloseimas também serão relevantes no próximo Dia das Crianças e contribuem para o desejo dos pais de passarem tempo com os filhos na ocasião: 71% dos brasileiros disseram que vão comprar sorvetes, doces ou chocolates para complementar a comemoração, sendo que 30% optam por sorvetes, enquanto 25% mencionaram doces, e 23% balas e chocolates.
Seguindo uma linha de tendência similar, 35% dos entrevistados afirmaram que pretendem levar os pupilos aos restaurantes de redes de fast-food como McDonald’s, Giraffas, Habib’s ou Burger King. Outros 24% escolhem preparar um café da manhã com iogurtes, lanchinhos, achocolatado, sucos, frutinhas e um “brinde presente” surpresa.
Associando as saídas gastronômicas a outras atividades, 57% dos brasileiros planejam um passeio ao shopping com cinema e pipoca, enquanto 50% preferem passar o dia em um parque com direito a sorvete e muita diversão.
Já para as famílias que planejam celebrar a data em casa, a televisão e o entretenimento digital seguem como os principais companheiros das crianças. 72% dos entrevistados afirmaram que a TV estará ligada no Dia das Crianças, com 48% preferindo assistir Netflix, seguido por 34% consumindo conteúdo no YouTube e 28% acompanhando o Disney+.
Curiosidades na hora do presente
Muitas crianças se interessam por produtos “conhecidos”, os famosos produtos licenciados, que possuem personagens favoritos. Este ano, 39% dos entrevistados disseram que as crianças com quem convivem preferem produtos licenciados, com personagens como Homem-Aranha (7%), Patrulha Canina (6%) , Harry Potter (6%), Divertida Mente (5%) e Frozen (5%) liderando as preferências.
A pesquisa mostrou, também, que quase metade dos brasileiros (47%) acredita que o costume de presentear no Dia das Crianças deve continuar até os 10 anos de idade. Uma pequena parcela defende a troca de presentes para adolescentes de até 15 anos de idade (19%). Enquanto isso, 27% alegam que “todos têm uma criança dentro de si”, independentemente da idade.
Cabe ressaltar que o privilégio de presentear não se limita apenas aos pais e o papel dos tios e padrinhos na vida das crianças é significativo: 51% dos entrevistados disseram que seus sobrinhos são os principais presenteados, seguidos pelos próprios filhos (29%) e afilhados (19%).
Fonte: Mundo do Marketing