Estudo conduzido pela consultoria Dexi Marketing selecionou as empresas do setor que melhor apresentam tendências para o mercado.
Um estudo realizado pela consultoria Dexi Marketing mapeou varejistas internacionais que estão com uma performance incrível no mercado. As empresas têm marca reconhecida pelos consumidores, indicadores positivos, resultados crescentes, operação bem organizada e uma proposta de valor que vai ao encontro das principais tendências.
A pesquisa Trendme analisou 190 empresas e levou 18 meses para ser construído com análises de mercado do Brasil, Estados Unidos, Europa e sudeste da Ásia. “Pesquisamos diversas empresas e descobrimos que algumas delas têm excelentes resultados e vão ao encontro das tendências do mercado e aos desejos dos consumidores”, explica Sérgio Barbi, Diretor Executivo da Dexi Marketing.
A análise levou em consideração diversos segmentos como alimentação, moda, tecnologia, design e outros. Confira os cinco destaques do estudo:
1- Sweetgreen
A empresa norte-americana de fast food tem uma proposta arrojada: reduzir drasticamente as perdas dos alimentos nos processos produtivos dos seus restaurantes, aproveitando ao máximo os alimentos,e desperdiçando o mínimo. “A empresa pretende conectar as pessoas ao redor de um propósito conceitual e criar novas conexões através dos alimentos. Não é apenas sobre alimentos saudáveis, é a forma como as pessoas se relacionam com a comida”, comenta Barbi.
2- Pirch
A varejista de eletrodomésticos, móveis e artigos para o lar criou um ambiente de loja mais parecido com a casa das pessoas, demonstrando os produtos próximos do uso. “A Pirch apresenta os produtos num ambiente próximo do real. As lojas têm chefs e dão a sensação de que você está na cozinha de casa assistindo ao jantar sendo preparado. As lojas estão longe dos showrooms frios da concorrência”, aponta o especialista.
3- Kroger
A empresa centenária é uma grande rede de supermercados que colocou a experiência dos seus clientes em primeiro lugar. “O Kroger está fazendo a lição de casa. Esse é um ótimo exemplo de uma organização com foco no cliente”, define o diretor. O estudo indica que a rede de supermercados focou na facilidade do processo de compra dos clientes nas lojas, ampliou a oferta de alimentos frescos, inseriu novos serviços pela internet e intensificou seu programa ambiental. O estudo também aponta que nos últimos dez anos, o Kroger aumentou suas vendas em 85% e o valor da empresa em 142% números que, segundo o estudo, representam mais que o dobro dos concorrentes.
4- Casper
A empresa de colchões investiu na marca para se diferenciar dos concorrentes. A consultoria entende que a Casper aposta na hora do sono das pessoas como uma recompensa e investiu no posicionamento da marca. Para Barbi, a varejista pensa diferente dos seus concorrentes. “Eles mudaram um mercado quase pasteurizado na venda de colchões. Todos eram iguais até a Casper chegar”, reflete. A empresa adota práticas diferenciadas como, por exemplo, entregar os colchões na casa dos clientes usando bicicletas, embalagens que compactam os colchões, lojas temporárias diferenciadas entre outras estratégias inovadoras segundo o estudo.
5- G.U.
A marca japonesa de fast fashion tem pouco mais de 300 lojas. “Essa é uma empresa que tem sido mais eficaz que concorrentes de peso como Uniqlo e Zara. Não é à toa que a G.U. está conquistando a preferência dos clientes”, aponta Barbi. Segundo o estudo, a varejista G.U. consegue produzir e lançar itens da moda na metade do tempo que os seus concorrentes, ainda com custos e preços de venda menores. Outro exemplo citado pelo estudo, é a prática de experimentação da empresa, que permite aos clientes usarem os produtos durante um dia sem pagar. Se o cliente gostar, ele não devolve a mercadoria e a compra é debitada automaticamente no cartão de crédito.
Fonte: Portal NoVarejo
http://portalnovarejo.com.br/2016/08/15/varejistas-internacionais-prestar-atencao/