Há quatro tendências principais que estão a marcar o transporte urbano de last mile, identificadas no relatório “Redução das Entregas Last Mile: Estratégias Logísticas de Sucesso na Corrida ao Consumidor Urbano”, desenvolvido em parceria pela DHL e a Euromonitor. Fique a par.
1.ENTREGA LOCALIZADA
A crescente urbanização tem tornado a entrega last mile mais complexa e crítica para o sucesso das empresas de comércio electrónico. O relatório indica que, até 2030, mais de 600 milhões de pessoas vão viver em ambientes urbanos.
2.REDES FLEXÍVEIS DE ENTREGA
As exigências de rapidez e conveniência dos clientes urbanos estão a pressionar os retalhistas a reformular as redes de armazenamento, substituindo as redes centralizadas por infraestruturas de atendimento e distribuição local, o que pode exigir um equilíbrio mais preciso do inventário.
3.LOGÍSTICA SAZONAL
O crescimento da logística sazona, como resultado de feriados cada vez mais populares e dias promocionais, como o Dia do Solteiro, na Ásia, ou os dias cibernéticos nacionais, como a black friday, colocam uma pressão significativa nas empresas de logística para aumentar a capacidade e contratar recursos que lidem com o volume a curto prazo que, por sua vez, pode ser difícil de prever.
4.EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
As empresas que apostem na construção de parcerias eficazes para tornar as suas redes de entrega urbana mais flexíveis, invistam nas tecnologias mais eficazes para aumentar a produtividade, aproveitem os dados para construir melhores experiências para os clientes e, mais importante, giram os seus inventários da maneira mais eficiente possível, tornar-se-ão vencedores no dinâmico mercado de comércio electrónico de amanhã.
Fonte: Meios e Publicidade