Em um centro de distribuição na cidade de Xangai, a JD.com, gigante do segmento de e-commerce na China, organiza e embala em torno de 200 mil pedidos diariamente, apesar de no local trabalharem somente quatro funcionários. Como isso é possível? Com automação e inteligência artificial.
Além dos sistemas integrados de tecnologia, o centro de distribuição conta com muitos robôs, recurso bastante utilizado nas empresas chinesas para funções como a movimentação de produtos. Especialistas acreditam que, em breve, esse método absolutamente automatizado será comum em CDs e armazéns de varejistas nos EUA e na Europa.
O mais novo objetivo da JD.com é entregar no mesmo dia, em qualquer parte da China, compras realizas até 11h da manhã. Utilização de caminhões autônomos e entregas feitas por drones – autorizadas na China desde março – devem ser fundamentais para atingir essa meta.
Segundo a JD.com, o objetivo não é eliminar postos de trabalho, mas obter ganhos em escala. “Quando você investe em tecnologia, não se preocupa em gastar dinheiro. Você se preocupa se consegue escalar. Quando a escala chegar, o lucro virá”, afirma Chen Zhang, diretor de tecnologia.
Fonte: Supermercado Moderno