Sua farmácia ainda é analógica ou já é uma farmácia digital? Já se foi o tempo do “caderninho”, hoje a rotina de um estabelecimento farmacêutico passa toda dentro dos sistemas de automação e gestão. E o mesmo está acontecendo com as vendas presenciais, elas também estão “entrando” pra dentro do computador, ou melhor, para o celular!
Seja pela praticidade, comodismo ou mesmo necessidade, os consumidores estão preferindo fazer as compras por meio de dispositivos conectados na internet. É um caminho sem volta. E por isso mesmo a farmácia digital precisa acompanhar essa tendência para não ficar para trás.
Nesse artigo, listamos 4 ferramentas da farmácia digital que já estão populares entre os consumidores, e portanto, você também precisa oferecer na sua loja para não perder nenhuma oportunidade de venda! Confira quais são elas a seguir.
Farmácia digital: Comece a vender pela internet!
O mercado de vendas online (e-commerce) vem se destacando no varejo farmacêutico. Um número crescente de farmácias e drogarias estão entrando no universo de vendas pela internet. E não é por acaso!
Segundo matéria publicada na revista Veja, em 2021 as vendas de medicamentos pela internet aumentaram 86,9%. As farmácias lucraram 2,8 bilhões de reais nas vendas e-commerce em 2021, conforme divulgou o periódico Exame.
Como visto, a farmácia digital está cada vez mais presente na “palma da mão” dos consumidores. A facilidade de comprar pela internet vêm ganhando mais e mais consumidores ao longo dos anos. E o que parece, é que ela veio para ficar.
Diante disso, a farmácia digital já é uma realidade que muitos lojistas não podem mais ignorar. E se você pensou que tornar a farmácia digital e começar a vender pela internet não é para sua loja, está totalmente enganado! Hoje, já existem soluções de e-commerce no mercado para cada tamanho de farmácia, como por exemplo a Vannon.
Farmácia digital: e-commerce Vannon
Para você, dono ou gestor de farmácia, que deseja começar a vender na internet, a Vannon já oferece soluções integradas com o próprio sistema da farmácia, como por exemplo o InovaFarma. A Vannon atua no mercado desde 1996, oferecendo soluções de interface entre lojistas e lojas e-commerce. Em outras palavras, a Vannon permite que o lojista faça vendas online de forma descomplicada, ela oferece os planos:
Especial, Master, e Express (Hub Marketplace Farma).
Os planos Especial e Master possuem um serviço adicional de consultoria, implantação e configuração. Já o plano Hub Marketplace Farma é a porta de entrada para a farmácia no universo de vendas online. Sem dúvida é mais indicado para começar na farmácia digital.
Farmácia digital: Hub Marketplace Farma
Com o Hub Marketplace Farma sua farmácia poderá vender na internet e-commerce em sites marketplaces, e ainda disponibilizar um serviço de delivery personalizado para o seu negócio e tudo integrado com o sistema InovaFarma.
Marketplace é uma modelo de negócio que oferece uma plataforma online (sites e-commerce) para que lojistas possam comercializar os produtos na internet. A Vannon oferece mais de 50 opções de marketplace, sendo os principais:
Consulta Remédios, Amazon, Americanas, Submarino, Mercado Livre, Olist, Magalu, Shoppe, Casas Bahia, AliExpress, Extra, Ponto Frio, RD Markeplace, Shoptime, B2W.
Ficou interessado em começar sua farmácia digital através das vendas pela internet? Entre em contato agora mesmo com nosso consultor e saiba como contratar o e-commerce Vannon já integrado no sistema InovaFarma!
Farmácia Digital: vender pelos aplicativos de celular
Você conhece alguma pessoa que não tenha um celular? É muito difícil alguém não ter um hoje em dia, não é mesmo? Por isso mesmo um novo hábito de compra vem conquistando os consumidores: a compra direto pelos aplicativos!
As pesquisas vêm confirmando isso: a consultoria Mobile Time e Opinion Box constatou que 85% dos usuários brasileiros usam seus aparelhos smartphones para fazerem compras pela internet, sendo que 17% já fizeram um pagamento por aproximação (através de carteiras digitais).
Os principais aplicativos de vendas para farmácia digital são:
FarmaciasAPP; iFood; MyPharma; Quero Delivery
Para sua farmácia começar aparecer nesses aplicativos de vendas pela internet é muito simples! Basta realizar a contratação direto com o sistema da sua farmácia, como por exemplo o InovaFarma. Você pode pedir uma demonstração de como funciona, sem custo e sem compromisso.
Farmácia digital: forma de pagamento virtual
Você ainda não ouviu falar de pagamento virtual? Esse método de pagamento já está sendo muito usado no varejo, então vamos entender como funciona.
Pense na sua carteira que você costuma carregar no bolso, o que tem dentro dela? Dinheiro em espécie, algumas moedas, documentos pessoais, cartão de crédito, cartão de débito… Então, a carteira digital é a mesma coisa! Só que ela existe apenas no mundo virtual, ou seja, dentro dos computadores ou celulares (por assim dizer)!
Sendo um pouco mais técnico, as carteiras digitais são na verdade softwares (sistemas, programas de computador) que funcionam geralmente em dispositivos móveis com acesso à internet. Os celulares são os “queridinhos” de quem possui carteira digital, pois estamos sempre com eles no bolso!
Vale a pena oferecer pagamento virtual na farmácia?
As carteiras digitais (conhecidas “lá fora” como e-wallets) estão “caindo no gosto popular”, é o que aponta o estudo realizado pela consultoria Bain & Company: estima-se que já em 2022 elas irão representar 28% de todos os pagamentos feitos nos PDV dos estabelecimentos comerciais.
Hoje, são estimados que 3,4 bilhões de pessoas no mundo já tenham conta em alguma carteira digital. De acordo com estudo técnico da consultora Juniper Research:
60% da população mundial usará carteira digital em 2026, ou seja, 5,2 bilhões de pessoas!
A tendência para os próximos anos são os consumidores darem preferência para carteiras virtuais na hora de pagar suas compras. Conforme levantamento da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), para cerca de 47% das pessoas, a praticidade na hora de fazer o pagamento é que está levando grande parte dos consumidores buscarem cada vez mais carteiras digitais.
Já 57% afirmam que a possibilidade do pagamento instantâneo (“cair na conta na hora”) é o principal fator que os levou a instar uma carteira digital.
Com esses números fica claro a necessidade dos estabelecimentos farmacêuticos também aderirem às carteiras digitais como alternativa de pagamento para os consumidores.
Para que serve a carteira digital?
Com a carteira digital, a farmácia pode receber as vendas por pagamentos digitais, ou seja, a farmácia pode receber pelo PIX!
Se você ainda não conhece, o PIX é uma forma de fazer pagamento por meio digital, em apenas poucos segundos qualquer pessoa (ou empresa) consegue fazer uma operação financeira (pagamento, recebimento, transferência) durante 24 horas por dia e 7 dias por semana!
Como usar a carteira digital na farmácia?
A maioria dos sistemas de farmácia já possuem integração com carteiras digitais, e portanto, já oferecem a opção de pagamento por PIX. Por exemplo, no sistema InovaFarma basta que você entre em contato e solicite a ativação da carteira digital para começar a receber pelo PIX.
Para fazer o recebimento é muito simples: basta realizar uma venda normalmente, e na hora do pagamento selecionar a opção Carteira Digital. Em seguida é gerado o código QR Code (uma espécie de assinatura digital que vale somente para uma determinada venda).
Então o balconista de farmácia envia o código para o cliente por WhatsAPP, ou se preferir basta que o cliente aponte a câmera do celular para o QRCode. Assim que esse código é lido as informações de pagamento já aparecem na tela do celular, bastando apenas efetuar o pagamento!
Farmácia digital: acompanhe os indicadores pelo celular
Já imaginou poder levar a sua farmácia sempre com você? Isso é totalmente possível com o Aplicativo Visão Farma. O Visão Farma é um facilitador para o dono de farmácia! Com ele é possível acompanhar os indicadores de Vendas, Compras e Financeiro pelo celular.
Farmácias que já utilizam o sistema InovaFarma para automatizar e gerenciar suas operações de compra e venda, podem também usar o Visão Farma para acompanhar direto do celular os principais indicadores da loja, como por exemplo:
Indicadores de Compras
Resumo de compras; Compras por grupos; Detalhado por fornecedores; Pedidos realizados.
Indicadores de Vendas
Resumo de vendas; Vendas por tipo de pagamento; Detalhado por venda; Resumido por dia; Vendas por grupo; Vendas por horário; Detalhado por vendedor.
Indicadores Financeiros
Contas a receber; Contas a pagar; Valores em caixa; A receber por tipo de pagamento; Detalhado por plano de conta; Detalhado por operação; Recebidas por tipo de cartão; Detalhada por fornecedores; Recebidas por tipo de pagamento.
Tenha tudo isso na palma da sua mão! Fale agora mesmo com nosso consultor e saiba como contratar o aplicativo para farmácias Visão Farma.
Conclusão sobre a farmácia digital
Você, como dono ou gesto de farmácia, já deve ter notado o tamanho do potencial que as novas tecnologias oferecem para aumentar as vendas do seu estabelecimento, não é verdade? Não há como fugir dessa realidade: a farmácia digital chegou para ficar!
As farmácias e drogarias precisam se atualizar, e isso significa marcar presença na internet e-commerce, vender pelos aplicativos de celular e também oferecer forma de pagamento virtual, como o PIX!
Essa notícia foi publicada em: