Fastsigns investe em treinamento e marketing para aumentar a satisfação e a lucratividade dos donos das lojas
A Fastsigns, fundada em 1985 em Austin, no Texas, tem 600 franquias em nove países. Nessa rede que faz sinalização, serviços gráficos e decoração do ponto de venda para outros negócios, a maioria dos franqueados tem somente uma unidade. A marca prima por averiguar a satisfação desses parceiros e manter esses índices altos.
“Somos uma empresa que investe em suporte aos franqueados”, afirma Mark Jameson, vice-presidente executivo. A franqueadora oferece consultores de negócios (todos em campo) e times de profissionais especializados para auxiliar em diversas frentes, do uso da tecnologia ao plano de marketing.
Nos Estados Unidos, uma unidade da rede tem investimento inicial de US$ 220 mil, incluindo US$ 40 mil de capital de giro e US$ 44.500 de taxa de franquia. A franqueadora cobra 6% do faturamento bruto de royalties e 2% de taxa de propaganda.
Cada loja tem de três a cinco funcionários e uma média de US$ 700 mil ao ano de receita – algumas chegam a US$ 1,7 milhão. “A lucratividade é de 20%, mas há quem chegue a 28%”, diz Jameson.
Até sete anos atrás, a rede tinha lojas no Brasil, abertas por um máster franqueado. “Ele chegou a 25 unidades, mas infelizmente não teve o apoio necessário por parte da franqueadora e optou por se dedicar a outros negócios”, afirma Jameson. A empresa decidiu recomprar esse máster (assim como fez no Reino Unido e na Austrália) e repensar a expansão. Agora, está buscando novamente parceiros brasileiros. “Nosso foco será em prover suporte a ele.”
Conheça os pilares da Fastsigns para dar apoio aos franqueados.
1. Foco na lucratividade
Todas as franquias enviam relatórios de vendas diariamente. Se a franqueadora nota algum problema com os resultados, o consultor de negócios entra em ação para ajudar o franqueado. Para aumentar a receita, as unidades mantêm vendedores externos, que ficam na rua e vão até o cliente oferecer soluções. “Para que o comprador adquira produtos de alto valor agregado, é necessário ir até ele e mostrar o que a Fastsigns pode fazer”, diz Jameson. Para reduzir custos, a franqueadora negocia o preço de todas as máquinas que serão usadas na loja. Assim, o franqueado pode adquiri-las por um valor mais baixo.
2. Valorização da informação
Antes de abrir a unidade, o franqueado tem aulas a distância e passa por quatro semanas de treinamento presencial. A primeira é feita no mercado local, em uma unidade próxima ao território dele. Outras duas semanas são passadas na sede da franqueadora, em Dallas. A última é in loco, quando a loja está prestes a ser inaugurada. Quando já está operando, o franqueado pode fazer cursos online e participar de três webinários por semana. Há também workshops regionais para o desenvolvimento de serviços ao cliente – “como envelopar carros”, por exemplo.
3. Investimento na marca
Para fortalecer a Fastsigns, a franqueadora investe em comerciais na TV (nos canais de notícias CNN e Fox News). Os gestores de marketing da rede são divididos por regiões. No âmbito local, eles ajudam os franqueados a criar e implementar campanhas de e-mail marketing, a construir o site personalizado e a usar o Google Adwords. Todos os clientes das lojas recebem uma pesquisa de satisfação após a entrega do produto.
4. Atenção na satisfação
A rede faz três pesquisas ao ano para colher a opinião dos franqueados. Após cada visita de consultor de negócios ou fone conferência, o empreendedor recebe uma mensagem individual para avaliar a consultoria. A última convenção anual dos franqueados teve 600 participantes.