Um estudo da Netpoints feito com dados dos clientes mapeou algumas oportunidades que talvez não estejam no radar dos varejistas.
Utilizar Big Data pode ser crucial para as novas estratégias dos varejistas: detectando os hábitos de consumo do público é possível, por exemplo, desenhar ofertas específicas. O ganho é o aumento de faturamento. Essa é a visão da Netpoints que, com base em um estudo dos carrinhos de compras dos clientes de supermercados parceiros, desenvolveu a tecnologia de “Clubes”.
O conceito serve de base para a realização de ações específicas, de acordo com o perfil de consumo dos clientes associados. Diante dessas informações é possível notar insights interessantes, como a identificação de subgrupos de clientes que por vezes não estão no centro das estratégias de venda. Esse é o caso do público de melhor idade. Confira os dados:
De acordo com a pesquisa da organização, o perfil desses consumidores apresenta predominância de mulheres (64%), que costumam fazer compras no período da manhã. O ticket médio é de R$ 68 (número que representa 30% do faturamento dos supermercados parceiros da Netpoints). Além disso, a avaliação de dados deixa claro que há um destaque relevante para a compra de queijo no público com mais de 50 anos.
Assim, a empresa indica algumas oportunidades de promoção de ação para o aumento de frequência e ticket da Melhor Idade visando alavancar o faturamento das lojas:
• Ministrar cursos sobre queijos finos e promover degustação;
• Exercícios com professor no estacionamento das lojas 30 minutos antes do estabelecimento abrir;
• Empacotadores e funcionários que levem as compras até o veículo do cliente;
• Diminuição da rotatividade de funcionários buscando maior aproximação entre colaboradores e clientes, quesito importante para os clientes da melhor idade.
A Netpoints aponta, ainda, que o sucesso das ações se reflete no aumento da frequência em média de 6,1%, aumento de ticket médio em 8,9% e alavancagem do faturamento em 15,6%.