Por Redação | Até o final de 2025, pelo menos 30% dos projetos de IA generativa (GenAI) serão abandonados após a prova de conceito, revela um estudo da Gartner. As principais razões para essa desistência incluem a má qualidade dos dados, controles de risco inadequados, custos crescentes e valor comercial pouco claro.
Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas é justificar os investimentos substanciais em GenAI, que podem variar entre US$ 5 milhões e US$ 20 milhões, conforme indicado pela Gartner. As abordagens de implantação de GenAI não são padronizadas e os custos, riscos e impactos estratégicos variam amplamente dependendo dos objetivos de cada organização.
A pesquisa também aponta que GenAI requer uma maior tolerância para critérios de investimento financeiro indireto e futuro, em vez de um retorno imediato sobre o investimento (ROI). Historicamente, muitos CFOs têm relutância em investir hoje para obter um valor incerto no futuro, o que pode distorcer a alocação de recursos para resultados táticos ao invés de estratégicos.
Durante o Gartner Data & Analytics Summit, realizado em Sydney, Rita Sallam, vice-presidente e analista distinta da Gartner, destacou a impaciência dos executivos para ver retornos nos investimentos em GenAI. “As organizações estão lutando para provar e realizar valor, enquanto o peso financeiro de desenvolver e implantar modelos de GenAI é cada vez mais sentido”, afirmou Sallam.
Adotantes iniciais de GenAI relataram melhorias significativas, incluindo um aumento médio de 15,8% na receita, 15,2% em economias de custo e 22,6% em melhoria de produtividade, conforme uma pesquisa da Gartner realizada entre setembro e novembro de 2023 com 822 líderes empresariais.
“Infelizmente, não existe um modelo único com o GenAI, e os custos não são tão previsíveis quanto outras tecnologias”, disse Sallam. “O que você gasta, os casos de uso em que você investe e as abordagens de implantação que você adota, todos determinam os custos. Se você é um disruptor de mercado e quer infundir IA em todos os lugares, ou se tem um foco mais conservador em ganhos de produtividade ou extensão de processos existentes, cada um tem diferentes níveis de custo, risco, variabilidade e impacto estratégico”.
Para maximizar o retorno sobre o investimento, a Gartner recomenda que as organizações analisem cuidadosamente o valor comercial e os custos totais da inovação com GenAI, a fim de tomar decisões informadas sobre futuros investimentos.
Sallam explicou que, se os resultados comerciais atenderem ou superarem as expectativas, haverá uma oportunidade para expandir os investimentos, escalando a inovação e o uso de GenAI em uma base de usuários mais ampla ou implementando em divisões adicionais da empresa. Contudo, se os resultados não atingirem as expectativas, pode ser necessário explorar cenários de inovação alternativos.
Fonte: IT Forum