Por Tatiane Pamboukian | Conheça as estratégias das redes Pague Menos , Pão de Açúcar e Assaí Atacadista em seus programas de relacionamento, direcionados por suas bases de dados. As empresas também compartilham seus números e resultados.
Pague Menos
Com atuação no interior paulista, a varejista regional trabalha com CRM desde 2014. O programa de fidelidade Clube Leve Mais permitiu uma aproximação com o cliente. “O cliente gosta de atendimento personalizado, independente se é uma rede pequena ou grande. Por isso, a nossa análise de dados é voltada ao cliente, para ele se sentir valorizado, e para mostrar que nos preocupamos com ele e sua experiência de compra”, afirma Ana Julia Leite, head de CRM da empresa.
- 88% do faturamento do Supermercados Pague Menos vem de compras identificadas
Pão de Açúcar
A partir de dados dos clientes, foi possível realizar uma revisão de sortimento, que excluiu 10% dos SKUs que não tinham boa performance. Com isso, a marca abriu espaço na gôndola para, por exemplo, aumentar a visibilidade de itens com bom desempenho dentro da sua estratégia. Neste ano, o programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais foi relançado e passou a segmentar os clientes de acordo com sua frequência e cesta de compras: Cliente Mais, Cliente Mais Gold e Cliente Mais Black – do mais básico para o mais premium. “Os dados gerados permitem identificar padrões de compra, reconhecer os clientes mais valiosos e recompensá-los por meio de descontos, ações de reconhecimento e de encantamento e antecipação de ofertas”, explica Alessandra Fort, diretora de growth do GPA.
- 80% de vendas identificadas na bandeira Pão de Açúcar
- 30% expectativa de aumento da base de clientes premium até o final de 2023
- 11 milhões de clientes fazem parte da base do programa Pão de Açúcar Mais
Assaí Atacadista
Em abril deste ano, a empresa lançou o aplicativo Meu Assaí, que marca uma nova fase do seu programa de CRM. O app passou a incorporar novas funcionalidades e aprimorou a jornada do cliente com a marca. Segundo a companhia, isso complementa os atributos oferecidos ao público pela bandeira. “Em dois meses tivemos um crescimento de 1,2 milhão de usuários, totalizando 8,2 milhões de clientes em nossa base “, conta Marly Yamamoto, diretora executiva de marketing e gestão de clientes do Assaí Atacadista.
- 17% crescimento do número de clientes na base apenas dois meses após o lançamento do app Meu Assaí
Fonte: S.A.+ Varejo