Sempre que discuto com empreendedores e profissionais de redes sociais, eu me deparo com muitos erros cometidos pelas empresas. É preciso estar atento para corrigi-los no mesmo instante, caso contrário os investimentos em anúncios podem se transformar em dinheiro jogado fora. Abaixo, listo os 25 erros mais comuns que as empresas cometem nas redes.
1- Achar que vender na web é fácil
Muita gente acredita que, ao fazer um anúncio no Facebook, vai conquistar rápidas vendas. Vender é difícil em qualquer lugar, por isso é preciso encarar a venda online como um processo tão complexo quanto a venda física. A vantagem da rede social é que o anúncio é focado no público-alvo.
2- Não identificar oportunidades de negócio
Quem vai empreender online precisa ficar de olho nas oportunidades, usando sempre a tecnologia ao seu favor. Também é importante observar o que o público mais precisa no momento, como um aplicativo novo ou uma solução para um problema atual.
3- Achar que todo mundo vai comprar
É preciso delimitar o público-alvo. Mesmo um produto que pode ser comprado por todo mundo deve ser anunciado para um nicho específico. A linguagem e a rede social devem ser condizentes com este público.
4- Encarar como um “trabalho fácil”
Muita gente associa o trabalho em redes sociais com a expressão “ganhar dinheiro online”. O termo correto é “trabalhar online”, já que ganhar dinheiro requer muito esforço. Para o seu negócio ser financeiramente saudável, você precisa ter um fluxo de caixa, previsibilidade de receitas, entradas recorrentes e controle de gastos.
5- Acreditar nos antigos paradigmas de trabalho
Trabalhar online pode ser libertador quando se compreende que é possível atuar de qualquer lugar. Por isso, o trabalho com redes sociais pode durar muito menos ou muito mais que as tradicionais 40 horas semanais.
6- Manter-se apenas com um plano
O mundo online está sempre mudando, e por isso nem sempre é possível manter os mesmos planos. Faça os anúncios sempre pensando em um plano B, assim como o seu próprio negócio deve ter uma segunda opção na manga.
7- Deixar de lado o espírito empreendedor
Ter um CNPJ não faz de ninguém um empreendedor, e para estar nas redes sociais é preciso ter espírito empreendedor o tempo todo. Para ser empreendedor é preciso aceitar riscos, e ainda seguir com determinação, liderança, visão, coragem e competência.
8- Dedicar-se parcialmente
Ter um negócio online e anunciar nas redes sociais exige dedicação total. Esquecer um anúncio ou olhar para as redes sociais apenas quando tiver tempo sobrando é uma forma muito ruim de lidar com este tipo de investimento.
9- Investir demais
Mais do que investir altas quantias em anúncios no Facebook, Google, Instagram e outras redes, é preciso ter um planejamento. É melhor investir um pouco, de forma bem planejada e para um público específico, que aplicar muito dinheiro para um público que não vai comprar seu produto ou serviço.
10- Investir de menos
Muitas vezes, o empreendedor tem esperança de que no dia seguinte vai dar certo, e continua gastando em anúncios sem ter resultado. O ideal é acompanhar diariamente o andamento de todo anúncio, mas é preciso tomar cuidado ao mudar o anúncio demais, pois às vezes se perde a capacidade de avaliar o que está funcionando ou não.
11- Ser ofensivo
Para estar nas redes sociais, é preciso se comunicar na linguagem do público e interagir sempre. No entanto, é importante que as empresas não exagerem. Acredito que vale a pena correr riscos com conteúdo ou linguagem que saia da curva, desde que não seja ofensivo.
12- Ser falso ou pouco autêntico
É preciso que toda marca tome cuidado para não ser falsa. As pessoas sabem quando a marca faz alguma coisa só para pegar carona em uma situação, por isso é preciso ser verdadeiro. Autenticidade é primordial para a imagem de um produto.
13- Achar que anúncio é máquina de fazer dinheiro
Muitos empreendedores pensam que, ao anunciar no Facebook, terão vendas automáticas. É preciso ter uma estratégia e saber o que está fazendo. Qualquer pessoa pode fazer um anúncio, mas fazer com que ele dê resultado é mais complicado.
14- Comunicar-se nas redes sociais diferente da “vida real”
No caso de negócios físicos que atuam nas redes sociais, é preciso haver um alinhamento da linguagem online e a forma de se comunicar nos meios off-line. Não adianta agir de uma forma no Facebook e de outra maneira na loja.
15- Conhecer o público-alvo superficialmente
É preciso conhecer o público com mais profundidade que apenas saber faixa etária e classe social. Precisamos ir mais fundo e saber dos desejos, medos, sonhos e necessidades que podem ser atendidas pela sua comunicação, e que vão além do produto em si.
16- Não se relacionar
A rede social é feita para se relacionarem uns com os outros. Ninguém entra nas redes sociais para comprar, mas para se relacionar, e como o relacionamento faz parte da venda, ninguém compra de uma empresa ou pessoa que não conhece. É importante oferecer informações e criar um sentimento de comunidade antes de querer vender.
17- Prender-se a apenas uma ou duas redes sociais
Existem muitas redes sociais que podem ser aproveitadas, e prender-se apenas às mais famosas pode não ser uma boa solução. Alguns negócios pedem atendimento ao cliente pelo Whatsapp, enquanto outros encontram seu público no Instagram e alguns empreendedores devem investir no Snapchat. O ideal é ficar de olho nas tendências.
18- Fazer apenas “propaganda” no Facebook
Um dos maiores erros de uma marca é publicar apenas divulgação, promoções e produtos nas redes sociais. Redes sociais não são vitrines. Publique o conteúdo que seu público deseja ver e construa uma boa relação com ele.
19- Não responder aos comentários
Como a rede social foi feita para interagir com o público, é um problema muito grave quando a página não responde aos comentários e às mensagens. Não basta responder, é preciso responder o mais rápido possível, e de preferência com a informação que a pessoa busca.
20- Achar que sabe de tudo sobre as redes sociais
Lembrando que o mundo das redes sociais está sempre mudando, é preciso conhecer e estudar sempre mais. Não importa o quanto você sabe sobre anúncios e conteúdo das redes, é preciso estar atento às novidades, e também às mudanças de regras dos anúncios, por exemplo.
21- Não usar Call to Action
Todo anúncio precisa exigir alguma ação do público-alvo, o que o marketing digital chama de “call to action”. O usuário precisa clicar para ir a uma página, reservar o produto, cadastrar-se ou baixar alguma coisa, entre outras possibilidades.
22- Trabalhar com imagens sem entender do assunto
Um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma marca nas redes sociais são as imagens utilizadas. É importante ter o conhecimento da área de design, ou contratar um profissional capacitado.
23- Fazer sempre as mesmas coisas
É importante variar as estratégias o tipo de conteúdo. Se você fez imagens, pode tentar o uso de gifs, por exemplo. Recentemente, o Facebook passou a valorizar muito a produção de vídeos, então não fique sempre produzindo as mesmas coisas, tente variar.
24- Mentir e não dar ouvidos ao cliente
Na hora de se relacionar com o cliente, é fundamental nunca mentir e nem fingir que o cliente não tem razão. Fale sempre a verdade, mesmo que isso signifique dizer que você não sabe ou que a empresa errou. Fingir que uma reclamação não aconteceu pode acarretar em consequências graves.
25- Apenas fazer – e não analisar os resultados!
O grande segredo de se trabalhar com redes sociais é analisar os resultados, especialmente no caso de anúncios. Por isso, verifique sempre como as pessoas estão respondendo ao seu anúncio e que imagens ou conteúdo mais chama a atenção. Muitos empreendedores apenas publicam e anunciam, sem analisar ou pensar na melhor forma. É preciso fazer bem feito, e para isso é preciso analisar e pensar antes de simplesmente publicar.