O número mostra a concentração do setor, que cresceu 8,3% no ano passado
De um total de 3.073 marcas de franquias que existem no País, apenas 14 – sim, 14 – tem mais de mil lojas, segundo comentou hoje (29) Claudio Tieghi, diretor de Inteligência de Mercado da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Considerando a lista das dez maiores redes em números de unidades – que concentram mais do que apenas 10 mil lojas, chega-se a conclusão de que o setor é, ainda, concentrado e dominado por grandes marcas.
Somente a marca O Boticário tem 3 mil lojas e a rede de alimentação Subway concentra outras 2 mil lojas. As outras redes que formam o Top 14, tem mais de mil operações. Então, somente elas concentram quase 20 mil unidades.
Juntas, essas 14 marcas concentram em torno de 16% das 138 mil unidades no País. Ou seja, o restante é dividido pelas 3.059 unidades restantes. Essa concentração, contudo, não interfere na profissionalização do setor – é o que diz Tieghi. “Qualidade e profissionalismo independe do tamanho da rede. E hoje temos pequenas redes que têm a estrutura adequada para atender ao franqueado”, afirma.
Revista No Varejo on-line – SP