As vendas do comércio na Cidade do Rio de Janeiro registram queda de 1,7% no acumulado de janeiro/dezembro de 2015 em relação ao mesmo período de 2014, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro CDLRio, que ouviu cerca de 750 estabelecimentos comerciais.
A pesquisa mostra também que em dezembro as vendas caíram 3,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foi o oitavo resultado negativo de 2015 e o pior para o mês de dezembro desde 2004.
Segundo a pesquisa, em dezembro, todos os segmentos apresentaram resultados negativos: Tecidos (-8,1%), Confecções (-5,7%), Móveis (-5,1%), Óticas (-4,8%), Calçados (-3,7%), Eletrodomésticos (-3,3%) e Jóias (-2,5). Quanto à forma de pagamento as vendas a prazo com menos 4,3% ficaram à frente das vendas à vista com menos 3,4%.
Outro fator que colaborou para a queda das vendas em 2015, principalmente das lojas de rua, foram a violência e as obras e mudanças de trânsito, especialmente no Centro e na Zona Sul, que dificultaram os consumidores a efetuarem suas compras.
O presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, disse que o resultado negativo de 2015 foi bastante prejudicado pelo momento difícil por que passa o país, com queda do nível do emprego e da renda, que desestimularam os consumidores para as compras.
O comerciante fez a sua parte. Planejou e organizou-se. Comprou tecnicamente produtos desejados com preço e quantidades adequadas. Investiu no treinamento da equipe para vender mais e conquistar novos clientes. Além disso realizou e vem realizando – todo o tipo de promoção, liquidação e descontos para estimular os consumidores, mas nada disso foi o suficiente para aumentar as vendas, daí o resultado negativo. Não custa lembrar que o Natal que já foi comemorado como o do presente farto, este ano foi o da recessão, dos juros exorbitantes da inflação e do desemprego – assustador conjunto de fatores negativos que corrói o salário e diminui dramaticamente o poder de compra. Lembremos, também, que 2015 todas as datas comemorativas, que geralmente favorecem o comércio não atingiram o movimento esperado, conclui Aldo.
Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, no Ramo Mole (bens não duráveis) as lojas do Centro venderam menos 3,7%, as da Zona Sul menos 5,7% e as da Zona Norte menos 6,2%. No Ramo Duro (bens duráveis) as lojas da Zona Norte faturaram menos 3,9%, as do Centro menos 1,9% e as da Zona Sul menos 1,7%.
Jornal do Brasil on-line – RJ