Vendas do comércio eletrônico desaceleram em 2015
veiculado em 07/01/2016 03:01
O aumento do comércio eletrônico perdeu fôlego em 2015. A expectativa era de um crescimento de 26% em relação a 2014, mas o ano fechou com alta de 22%.
O faturamento foi de R$ 48,2 bilhões, com valor médio de compra de R$ 310.
“O setor sentiu a queda nas vendas. Mas não foi tão forte quanto no varejo tradicional”, diz Maurício Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Isso se explica por dois fatores: a entrada de novos consumidores no mundo das compras on-line e uma percepção entre os brasileiros de que os sites oferecem preços menores, diz Salvador.
Mesmo assim, o resultado levou a previsão mais modesta para 2016, de alta de 18%, com faturamento de R$ 56,8 bilhões. O valor médio de compra deve cair para R$ 298 por conta de promoções maiores para atrair a clientela.
Folha de S. Paulo on-line – SP