Em novembro, foram registradas 153.763 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. Isso representa uma tentativa de fraude a cada 16,9 segundos no país.
Em relação a outubro (154.193 tentativas), houve leve queda de 0,27%. No confronto com novembro de 2014 o recuo foi maior, de 12,4%. No acumulado de 2015 foram registradas 1.789.143 tentativas de fraude, queda de 4,4% na comparação com o mesmo período de 2014.
A popularização da internet é um dos fatores que contribui para as tentativas de fraudes. O cadastramento em sites de e-commerce não idôneos, promoções falsas que exigem informações pessoais do usuário, além da solicitação de adesões para campanhas teoricamente sérias ou com apelo forte nas redes sociais são a porta de entrada para o fraudador conseguir os dados de suas próximas vítimas.
O setor de telefonia respondeu por 61.908 registros em novembro, ou 40,3% do total de tentativas de fraude, abaixo do patamar de 41,0% observado em novembro de 2014. Já o setor de serviços que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc) teve 46.928 registros, 30,5% do total (contra 30,9% em novembro do ano passado). O setor bancário é o terceiro do ranking, com 29.360 tentativas, 19,1% do total, contra 18,8% em novembro de 2014.
O segmento varejo teve 11.896 tentativas de fraude, ou 7,7% das investidas contra o consumidor, contra 7,4% no penúltimo mês do ano passado. O ranking de tentativas de fraude é composto ainda por demais segmentos (2,4%).
Advillage/Cidade Biz – SP