Por Redação SM – 10/12/2015
Investimentos do grupo para o próximo ano serão menores do que o registrado em 2015
O Grupo Pão de Açúcar deve abrir menos lojas em 2016 e prevê um valor inferior de investimentos em comparação com o que foi desembolsado neste ano. Os valores devem ficar por volta de R$ 1 bilhão no ano que vem, podendo chegar a até R$ 1,5 bilhão. A informação foi divulgada pelo comando do GPA para analistas ontem (09/12).
Em 2015, a estimativa é que o valor atinja o teto de R$ 1,7 bilhão. Se ficar na faixa de R$ 1 bilhão, será o nível mais baixo desde 2009, ano no qual o grupo investiu R$ 730 milhões.
O total de aberturas também deve ser inferior ao deste ano. Até setembro de 2015, foram 93 unidades novas. A companhia não informou o número exato de inaugurações em 2016. “Isto não é um tabu para nós. Estamos sendo mais seletivos, dentro de um plano que está sendo atualizado. Se houver a necessidade de mais investimentos, faremos mais”, disse Christophe Hidalgo, vice-presidente de finanças.
Em área de vendas, a previsão deste ano é expandir em 5,5% (estimativa era 6% de alta). Para 2016, a empresa calcula uma expansão de 5%. Para receita líquida da área alimentar, que inclui super e hipermercados, a estimativa é de avanço na faixa de 7% em 2016 – até setembro, tal percentual estava em 7,2%.
No plano dos hipermercados Extra para 2016, o foco serão as reformas de lojas, e não inaugurações.
O Grupo Pão de Açúcar prevê ainda um ano igual ou mais difícil para o País em 2016. O grupo acredita, porém, que o período será melhor para a empresa por causa dos ajustes na operação em 2015.
Fonte: Valor Econômico
Revista Supermercado Moderno online – SP