Desde que passou a integrar o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido mensalmente pela ESPM, o setor de vestuário apresenta avaliação positiva superior à média dos demais 23 segmentos econômicos que compõem o levantamento, criado em 2011. Nos primeiros dez meses deste ano, as lojas de vestuário registraram média de 76,9% de satisfação dos consumidores, enquanto o índice global atingiu 56,6%, o que representa mais de 20pp acima. Apesar de ter variado ao longo de 2015, o índice deste segmento nunca foi inferior a 66%.
Ao longo deste ano, abril foi o mês em que o setor registrou seu melhor desempenho 86,1% -, em razão principalmente de um dos quatro players, cuja coleção gerou um grande buzz positivo na internet com comentários de várias blogueiras e consumidoras.
O menor índice foi em janeiro, mês em que três empresas do setor apresentaram queda na avaliação dos consumidores, atingindo 66,5%. As razões que levaram a isso foram a acusação a uma das redes de envolvimento na operação Lava Jato e de reclamações a respeito de outra marca por atrasos na entrega de produtos comprados pela internet.
No mês passado, verificou-se queda de 9,5pp na avaliação deste segmento, que passou de 79,4% em setembro para 69,9%. O desempenho está diretamente relacionado a crise econômica que levou uma das empresas a encerrar sua operação de venda direta. O impacto do anúncio foi grande e levou muitas consumidoras a questionar se as lojas físicas da marca iriam fechar.
INSC
Data de publicação: 30/11/2015
Textília.net – SP