Por Redação SM – 30/11/2015
Em 12 meses, segmento movimentou mais de R$ 3,6 bilhões nos supermercados, segundo a Nielsen
De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, o segmento de marcas próprias no autosserviço alimentar movimentou mais de R$3,6 bilhões no País, o que representa um aumento de 6,1% em relação a 2014. O período avaliado foi de agosto do ano passado a agosto de 2015.
O aumento deste segmento, entretanto, foi inferior ao das demais marcas, o que implica na perda de -0,1%. Sendo assim, as marcas próprias teriam alcançado 5,1% de participação no mercado total, de acordo com a Nielsen. “O fato de ainda existir certo receio do consumidor com a marca própria, devido ao custo mais baixo, também colabora para que ela tenha seu desempenho enfraquecido”, explica Jonathas Rosa, analista de mercado da Nielsen.
Para o analista, a principal fonte do volume de marca própria vem das classes A e B, que possuem um poder de compra maior em relação às demais classes. “Por isso, é um momento importante para o varejo destacar no ponto de venda e nos diferentes materiais de comunicação as qualidades e vantagens dos produtos de marca própria, que vão além do preço”, afirma.
O ticket médio de compra de um produto marca própria no autosserviço alimentar é de R$32,40.
Ainda segundo a pesquisa, os supermercados apresentam a maior frequência de compra e a maior quantidade de consumidores que voltam ao local para comprar itens de marca própria.
Revista Supermercado Moderno online – SP