Em mesmas lojas, queda é ainda maior, de 7,7% na comparação com o mesmo período de 2014
Os supermercados do Cencosud no Brasil não apresentaram boas vendas no terceiro trimestre deste ano, segundo relatório divulgado pela empresa. A queda foi de 6,4% no trimestre. Na análise de mesmas lojas – aquelas abertas há mais de 12 meses – o resultado foi ainda pior, recuo de 7,7%.
No País, o Cencosud é o quarto maior grupo supermercadista, segundo o Ranking NOVAREJO brasileiro, com 220 lojas e 30 mil funcionários, e detém as marcas Prezunic, Gbarbosa e Bretas. A primeira bandeira foi a única que apresentou resultados positivos. Pela primeira vez em cinco trimestres, o Prezunic conseguiu aumento nas vendas na análise mesmas lojas.
A marca passa por uma nova estratégia comercial, que inclui a revisão do mix de produtos e política de preços, resultando, assim, em uma maior atividade promocional e de marketing.
Já a bandeira Gbarbosa fechou com resultados negativos em mesmas lojas, principalmente por conta da queda das vendas de eletroeletrônicos, que representam 25% das vendas da varejista. A queda só não foi maior por contad do crescimento das vendas de alimentos.
O resultado negativo da Bretas, por sua vez, é reflexo da menor atividade econômica e maior pressão do mercado de atacarejo, cada vez mais competitivo no País, por conta da crise. Para compensar essa pressão, principalmente em Minas Gerais, onde a bandeira atua, a companhia transformou três lojas nesse formato. Segundo a empresa, os resultados têm sido positivos: crescimento de dois dígitos em vendas.
Considerando os resultados do Cencosud, as receitas apresentaram crescimento de 2%. Segundo a companhia, o aumento das vendas deve-se muito ao programa de eficiência cujo foco é o aumento de margens. Por conta desse processo de enxugamento, a empresa vendeu 39 farmácias na Colômbia.
A divisão de supermercados da empresa registrou queda de 3% nas receitas. Já a divisão de Lojas de Departamentos apresentou crescimento de 9,4% no período. E a divisão de Shopping Centers da empresa apresentou aumento de 22% no período.
Revista No Varejo on-line – SP