05 de Outubro de 2015 17:13
Pelo terceiro ano consecutivo, a Apple e o Google estão no topo do ranking Best Global Brands, divulgado pela Interbrand nesta segunda-feira, 5. A empresa fundada por Steve Jobs viu seu valor de marca crescer 43% entre 2014 e 2015, batendo US$ 170,276 bilhões. Já o Google está avaliado em US$ 120,314 bilhões, com um crescimento de 12%.
Cinco marcas fazem a sua estreia na lista: Lego (82º lugar), PayPal (97º), Moët & Chandon (99º) e Lenovo (100º). A Lenovo é a segunda marca chinesa a aparecer no ranking. A Huawei entrou na lista organizada pela Interbrand no ano passado.
As marcas de tecnologia dominam o ranking neste ano, atingindo coletivamente mais de um terço do valor total das 100 marcas. Elas, somadas com as marcas automotivas, ficam com um total de 28 posições da lista. À medida que as pessoas demandam experiências cada vez mais imediatas e personalizadas, as marcas e os negócios precisam andar no ritmo da vida. Muitas das marcas no Top 100 estão alinhadas intuitivamente com as prioridades das pessoas, que conseguem se integrar de forma completa no seu dia a dia, disse em comunicado Jez Frampton, CEO global da Interbrand.
Os critérios avaliados pela Interbrands ao definir o valor das marcas são a performance financeira dos produtos e serviços sob a chancela da marca, o papel da marca na decisão de compra do consumidor e a força que a marca tem para garantir um preço premium ou ganhos futuros para a empresa.
Nenhuma marca brasileira figura na lista de Best Global Brands 2015. Isso se dá porque nenhuma delas atende a todos os critérios necessários para que possam figurar no ranking, sendo eles: pelo menos 30% da sua receita vinda de fora do país, presença significativa na Ásia, na Europa e na América do Norte, cobertura relevante nos mercados emergentes, dados disponíveis para que a avaliação da performance financeira possa ser feita, lucro positivo e awareness relevante por parte dos consumidores do mundo. Contudo, a Interbrand acredita que as marcas do País estão no caminho para alcançar o reconhecimento.
Algumas marcas atendem, por exemplo, o critério de valor financeiro, como o Itaú, o Bradesco, o Banco do Brasil e a Skol, explica Daniella Giavina-Bianchi, diretora geral da Interbrand Brasil. Mas elas não atendem outros critérios, principalmente o da presença. Já a Havaianas, por exemplo, é o contrário. Ela está presente em outros continentes e tem grande parte do seu faturamento vindo de outras regiões. Mas não tem o valor financeiro para entrar no ranking global.
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