06/09/2015 02h00
A Lego reafirmou sua liderança mundial no setor de brinquedos no primeiro semestre, recuperando a posição que estava nas mãos da Mattel, fabricante norte-americana de produtos como Barbie e Hot Wheels.
De janeiro a junho, as vendas da fabricante dinamarquesa subiram 23%, para US$ 2,1 bilhões, ante queda de 5% na Mattel, para US$ 1,9 bilhão. A Hasbro, fabricante de brinquedos como Transformers, Monopoly e My Little Pony, teve um leve aumento de 0,2%, para US$ 1,5 bilhão.
A disparidade nos lucros é ainda mais notável. O lucro operacional da Lego subiu 27%, para US$ 700 milhões, ante prejuízo de US$ 54 milhões para a Mattel e lucro de US$ 130 milhões na Hasbro.
A fabricante dinamarquesa de brinquedos se recuperou vigorosamente de um quase colapso financeiro, uma década atrás.
O sucesso de linhas de produtos como sua coleção de “Guerra nas Estrelas” e do filme “The Lego Movie”, em 2014, permitiram que ela contrariasse a tendência do setor. Os fabricantes de jogos tradicionais enfrentam dificuldades para atrair as crianças, que cada vez mais optam por brinquedos digitais.
A Lego respondeu lançando dezenas de videogames e experiências digitais. Uma das maiores -o Lego Dimensions, videogame que permite que as crianças importem figuras como as de Batman, Bart Simpson e Gandalf- será lançada no fim do mês.
“Estamos sempre tentando levar adiante as fronteiras do digital, para continuarmos presentes em qualquer ambiente no qual as crianças desejem brincar”, diz John Goodwin, vice-presidente.
Segundo ele, a Lego registrou crescimento de dois dígitos em seu faturamento na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia de janeiro a julho.
GUERRA NAS ESTRELAS
O segundo semestre do ano -especialmente as semanas anteriores ao Natal- continua decisivo para os fabricantes de brinquedos, e a Lego espera se beneficiar do novo filme da série “Guerra nas Estrelas”, “O Despertar da Força”, cujo lançamento está marcado para dezembro.
A fabricante dinamarquesa de brinquedos lança mais de 300 novos conjuntos por ano e planeja lançar diversos produtos de suas populares séries Ninjago e Elves -as duas desenvolvidas pela companhia e independentes de licenças cinematográficas.
Também estão nos planos calendários natalinos baseados nas linhas “Guerra nas Estrelas”, City e Friends.
Star Wars
Folha de S. Paulo – SP