28/08/2015
Marina Schmidt
O volume de negócios concretizados durante a Expoagas 2015 atingiu R$ 409 milhões neste ano. O número, apresentado pelo presidente da Associação Gaúcha e Supermercados (Agas), Antonio Cesa Longo, na tarde desta quinta-feira, é 11% superior ao montante movimentado em 2014. A venda média por expositor na feira foi de R$ 1,19 milhão (no ano passado, a média chegou a R$ 1,07 milhão). Em meio a um cenário de crise, o dirigente classificou o resultado obtido nos três dias de realização da feira como surpreendente, mas reforçou que as empresas do setor estão se empenhando para manter o giro econômico do Estado.
A observação foi seguida de uma crítica clara ao projeto de lei encaminhado pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa, propondo alta das alíquotas do ICMS, citado por Longo como “simplista” e “imoral”. “Vai tirar comida da mesa dos gaúchos, isso é certo”, criticou. “As empresas fizeram a sua parte”, argumentou, indicando que o governo precisa “entender o tamanho do Estado”.
Com aumento no número de visitantes, estimado em 44,1 mil pessoas (alta de 9% em relação ao ano passado), 6,3 mil empresas foram representadas pelo público presente, que, nesta edição, investiu mais em produtos voltados para saúde e bem-estar, segundo apontou Patrique Nicolini Manfroi, diretor da Agas. A tendência contrasta com a de 2014, quando os negócios foram impulsionados por empresas de máquinas e equipamentos, e revela o potencial gerado pelos lançamentos levados ao evento, que passaram de 800 itens.
Para os fornecedores, o evento é uma vitrine para alavancar a venda de novos produtos. Expositora na feira há quatro anos, a Naturale, empresa que produz alimentos à base de aveia – destes, alguns comercializados com a marca de grandes redes supermercadistas -, aproveitou o evento para lançar uma granola com whey protein, soy protein e colágeno, a Gran Protein.
Segundo a diretora de marketing da empresa, Natália Dolzan, a empresa deve apresentar mais quatro novos produtos até o fim do ano, apostando nas linhas protein e mantendo o foco no mercado de aveias. Os lançamentos, como o que foi feito durante a Expoagas, devem sustentar um crescimento de 20% projetado para este ano pela empresa. A presença nas feiras, diz Natália, “faz toda a diferença”. Neste ano, as negociações fechadas na Expoagas devem registrar alta de 5%, estima.
A Naturale é uma das expositoras que já garantiu presença na Expoagas 2016. Segundo pesquisa conduzida pelo Instituto Methodus a pedido da Agas, 86,5% dos 344 expositores presentes neste ano pretendem voltar à feira em 2016.
Os lançamentos, aliados ao forte investimento publicitário, também gerou bons frutos para a JBS Foods durante os três dias do evento. “Sempre trazemos muitas novidades para a feira”, conta o diretor comercial da companhia, Ricardo Oltramari. Dona das marcas Seara e Friboi, a JBS colhe os frutos das inserções na mídia de produtos como o Seara Assa Fácil. Com o estande cheio de visitante, Oltramari mostra o movimento, que foi intenso e constante durante os três dias de feira. Estreante na feira, a Divine Chocolates, de Encantado, buscou a Expoagas para ganhar visibilidade. Os produtos estão presentes em algumas regiões de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e chegam a todo o Rio Grande do Sul. Porém, são vendidos em supermercados de menor porte, com o Asun. Segundo a diretora-geral da empresa, todas as redes supermercadistas visitaram o estande da Divine.
Jornal do Comércio on-line – RS