05/08/2015 | 16:00
O Aeroporto Internacional Afonso Pena (foto), em Curitiba (PR), foi o mais bem avaliado do país entre os meses de abril, maio e junho deste ano, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Aviação Civil. O terminal recebeu nota 4,43 (numa escala de 1 a 5) e liderou 17 das 48 categorias analisadas pelo levantamento.
O Aeroporto de Curitiba, que movimentou mais de 7 milhões de passageiros em 2014, teve ainda 39 dos 48 indicadores com notas médias acima de 4. Entre os itens de melhor desempenho está o indicador disponibilidade de táxi, que alcançou nota máxima. Outro item em destaque trata da informação nas esteiras de restituição de bagagem, com nota média 4,96. Ainda de acordo com o levantamento, o terminal alcançou nota 4,93 no quesito cordialidade dos funcionários da imigração e nota 4,9 no tempo de fila na Aduana. No segundo trimestre de 2014, a nota média do Aeroporto de Curitiba alcançou 4,15. No segundo semestre deste ano, a avaliação chegou a 4,43.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre (RS), ficou em quinto lugar com nota 4,23 atrás de Recife (4,33), Campinas (4,27) e Brasília (4,24). Os passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis (SC), não fizeram parte do levantamento.
Ao todo, 48 índices de satisfação são medidos trimestralmente pela Secretaria de Aviação Civil. Para edição do segundo trimestre de 2015, foram consultados 12.701 passageiros em áreas de embarque e desembarque de 15 aeroportos brasileiros que concentram 80% da movimentação em todo o país. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5%.
Revista Amanhã on-line – RS