Maior centro de compras de Islamabad gera polêmica ao cobrar ingressos de clientes à noite
O maior shopping center da capital do Paquistão, Islamabad, gerou polêmica ao anunciar, na quinta-feira passada, que passará a cobrar ingressos dos clientes.
O Centaurus Mall disse que os clientes só poderão entrar no centro de compras a partir das 20h se adquirirem um cupom no valor de 100 rúpias (US$ 1), uma política que, visa, segundo a empresa, evitar superlotação e fazer com que as compras não se tornem inconvenientes. Quase imediatamente, a medida gerou reclamações de discriminação e elitismo. O shopping tem 23 exceções à política de cobrança, incluindo mulheres, crianças até 12 anos, idosos, advogados, executivos, estrangeiros, diplomatas, jornalistas, médicos, professores, atletas, celebridades e políticos. Nas redes sociais, choveram acusações de que a administração do shopping estaria tentando afastar pessoas de menor poder aquisitivo, especialmente jovens da região periférica da cidade vizinha de Rawalpindi
A administração do shopping disse que não tomou a medida por discriminação, mas sim porque, no verão, o shopping fica lotado, com muita gente (especialmente pessoas mais jovens) que somente passeiam no mall. Essa foi uma decisão de negócios pensando em melhorar a experiência de nossos clientes, afirma Kashif S. Butt, gerente de marketing do shopping.
Números da administração afirmam que o Centaurus Mall recebe de 25 mil a 30 mil pessoas por dia, número que deve superar 50 mil com o fim do Ramadã, o mês sagrado de jejum dos muçulmanos. O fluxo de clientes também aumentou nos últimos meses com a inauguração de novas linhas de ônibus que passam pela região e conectam Rawalpindi à capital Islamabad.
Revista No Varejo on-line – SP