02/07/2015
Erica Ribeiro
Empresa adquire as marcas Tricae e Kanui e acrescenta 60 mil produtos ao e-commerce
A Global Fashion Group (GFG), companhia que no Brasil é dona da empresa de e-commerce Dafiti, adquiriu ontem as lojas online Kanui, especializada em produtos esportivos e estilo de vida, e Tricae, de venda virtual de produtos para bebês e crianças.
A GFG foi criada pelos fundos Kinnevik e Rocket Internet e reúne as marcas Jabong (India), Lamoda (Rússia), Namshi (Oriente Médio) e Zalora (Sudeste da Ásia e Austrália).
A Tricae é uma loja online de produtos infantis com itens para bebês e crianças. Já a Kanui é uma das mais bem-sucedidas lojas online de artigos esportivos do país, sendo a empresa que mais cresce em seu ramo.
Foi um processo natural e vínhamos conversando sobre esse movimento. Foi quando concluímos que fazia muito mais sentido nos juntarmos. Com essa operação, vamos adicionar ao nosso portfólio no Brasil quase 60 mil modelos das duas empresas. Isso é importante para o negócio e para o cliente, que terá uma gama ainda maior de opções, comenta Philipp Povel, CEO de Operações da GFG para a América Latina, sem, no entanto revelar o valor do negócio, alegando questões de confidencialidade.
Ao unir forças com a Dafiti, Kanui e Tricae proverão aos seus clientes o melhor serviço de entrega, com uma oferta completa de moda, esportes e estilo de vida no Brasil, informa a empresa em nota.
Segundo Povel, o maior peso dessa operação será mesmo para o mercado brasileiro. No caso específico da Tricae, que aparece na condição de liderança no segmento online de produtos infantis, Povel destaca o ganho de escala que a Dafiti terá no Brasil.
A categoria infantil vinha tendo uma presença menor e, com a inserção da Tricae, vamos ganhar um mercado relevante e que precisa cada vez mais de variedade de produtos e agilidade de operações. Dos 60 mil novos produtos que serão adicionados com esta operação, 30 mil itens são do segmento infantil, adianta o executivo da GFG.
Segundo Wilson Cimino, CEO da Tricae, vai levar para dentro da Dafiti um portfólio de produtos infantis que alcançará cinco milhões de clientes. Atualmente, a Tricae oferece produtos de marcas como Disney, Mattel e Carter’s.
A expertise operacional da Dafiti vai nos permitir uma entrega ainda mais rápida para uma base de clientes ainda maior, completa Cimino.
Bruno Henriques, CEO da Kanui, informou que acredita na força da marca Dafiti para ampliar o ganho de mercado na venda de produtos esportivos e ligados a um estilo de vida saudável. Combinadas, as três empresas tiveram uma receita líquida de R$ 773 milhões em 2014.
A Dafiti anunciou recentemente uma receita líquida de R$ 592 milhões em 2014, o que representa um crescimento de 41% em comparação com 2013. Com esta transação, a GFG LatAm passa a empregar aproximadamente 3.100 funcionários, sendo 2.400 só no Brasil.
As duas empresas vão trabalhar e se manter de forma independente, com suas marcas e sites. Certamente teremos algumas sinergias e vamos trazer para dentro da empresa novos talentos que irão aprimorar o nosso negócio. Cada empresa terá também o seu centro de distribuição independente. Tanto a Tricae quanto a Kanui têm centros de distribuição em Jundiaí (SP), onde a Dafiti também tem, acrescentou Povel.
A Dafiti divulgou ontem os resultados de 2014 da companhia, que ao final de dezembro chegou a 2,1 milhões de clientes ativos. Também no ano passado, a Dafiti apostou no investimento em infraestrutura logística, tecnologias móveis e interativas e novas opções de frete, além de reforçar o posicionamento em moda com a diversificação e a expansão do portfólio de marcas com atuação global, caso de Benetton e Dorothy Perkins.
Este ano, a empresa lançou a Dafiti Live, primeira loja física conceito temporária, na Rua Oscar Freire, em São Paulo, e a primeira coleção própria, a Dafiti Collection, ambas em março.
A empresa ainda tem como previsão para esse ano a expansão de novos centros de distribuição em países onde atua e mais investimentos em interatividade móvel.
A abertura de lojas físicas, diz Povel, não é uma estratégia da empresa, mas uma opção a mais de negócio. Quanto à aquisição de novas empresas de e-commerce, ele diz que a GFG sempre observa o mercado, mas, que operações deste tipo são sempre mais complexas.
Brasil Econômico – SP