Valor é 22 vezes maior que a média do varejo on-line americano
Um estudo realizado pela Millward Brown Digital mostra que, nos Estados Unidos, o serviço Amazon Prime, da Amazon.com, possui um índice de conversão da ordem de 74%. O número é mais de 5 vezes superior aos 13% dos não-membros do programa que acessam a Amazon, e está 22 vezes acima dos 3,32% da média dos 500 maiores varejistas on-line americanos. No Brasil, esse indicador está em torno de 1,6%, segundo a e-Bit.
Segundo o levantamento, o índice de conversão entre os membros do programa Prime aumentou mais de dez pontos percentuais desde a versão anterior do estudo, do mês de abril. Os consumidores que fazem parte do Prime são mais assertivos que a média, uma vez que, quando compram em outros varejistas on-line, têm um índice de conversão da ordem de 6%.
O Amazon Prime dá a seus membros frete gratuito, com entrega em dois dias, para 20 milhões de itens, por US$ 99 ao ano e inclui uma série de outros serviços, como streaming gratuito de vídeo e e-books. Um dado preocupante para a concorrência é que quem se torna membro do Prime está menos propenso a comprar em outro lugar: um consumidor comum que acessa o site da Amazon busca o mesmo produto no Walmart.com 12% das vezes, enquanto um membro Prime só faz essa comparação 0,9% das vezes. Na Target.com esses números são ainda mais baixos: 8% e 0,7%.
De acordo com a empresa de investimentos Macquarie, de 20% a 25% das residências americanas contam com pelo menos um membro do Amazon Prime, o que significa pelo menos 40 milhões de pessoas.
Revista No Varejo on-line – SP