Consumidores optaram por comprar na 1a semana de junho, segundo SBVC e Virtual Gate
O fluxo de pessoas nas lojas do varejo caiu 8,3% no Dia dos Namorados. Os lojistas que anteciparam as promoções tiveram mais oportunidade de vendas, porque a semana que antecedeu a data teve mais movimento que o próprio dia.
As informações são do IVC SAZ (Índice de Consumidores no Varejo Sazonal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.
O levantamento mostrou que parte do fluxo foi antecipado para a primeira semana de junho, diferente do movimento registrado no ano passado, em que o maior movimento aconteceu na semana que antecedeu a data, principalmente, na véspera.
Para Eduardo Terra, presidente da SBVC, o feriado de Corpus Christi na semana anterior foi o principal motivo por essa movimentação diferente registrada no comércio. Os consumidores aproveitaram a folga para antecipar as compras, destaca.
Decisões estratégicas e bem pensadas são decisivas para o varejo neste momento, de acordo com Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate. Os lojistas que não souberam avaliar as oportunidades e deixaram a criação de ofertas ou atrativos, podem ter visto suas vendas menores, avalia.
Revista No Varejo on-line – SP