30/05/2015 17h00
Em 1997, em Sorocaba, era aberta a primeira Óticas Carol. Sem uma musa inspiradora, o nome escolhido foi influenciado pelo de grandes redes, como Marisa e Magazine Luiza, que também são marcas com identidades inspiradas em brasileiras comuns.
Dezoito anos depois, a marca é considerada a melhor do setor por 23% dos entrevistados pelo Datafolha. A predileção atinge o pico na zona oeste, onde o índice sobe para 28%.
A marca tem 700 unidades no Brasil 92 delas na cidade de São Paulo, e mira voo alto: pretende abrir mais 150 lojas até o fim deste ano e, até 2020, quer chegar a 2.000.
Se antes o perfil era popular e focado apenas na venda de óculos de receituário, hoje há um claro propósito de vender artigos de moda.
“Não queríamos mais vender óculos só para corrigir a visão”, afirma o sócio Renato Pereira, 42, CEO da companhia desde 2009.
Segundo ele, a empresa quer ser “o Boticário dos óculos”. Isso significa, diz, passar uma imagem mais moderna e jovem, com marcas conhecidas a preços mais baixos, mas não tão populares. Durante a reformulação, os donos negociaram preços com marcas renomadas, como a Ray-Ban.
Nos últimos anos, a marca angariou três investidores que seguem com a empresa. “Eles impulsionam todo o nosso crescimento, que foi de 19,3% no último ano, apesar da crise”, contou o sócio.
A marca tem lojas em todas as regiões da cidade, do MorumbiShopping a filiais de rua em bairros periféricos, como Guaianases e Campo Limpo. Para 2015, planeja investimentos de R$ 30 milhões em publicidade, R$ 30 milhões em novas unidades e outros R$ 10 milhões em laboratório.
Serviço: ótica
O que oferece: exclusividade na venda de itens da Burberry
Criação: 1997
Contato: oticascarol.com.br / 3528-9310
Folha de S. Paulo on-line – SP