Operação brasileira da rede francesa cresceu 8,4% no 1º trimestre, com avanço em todos os formatos de loja; vendas totais do grupo cresceram 3,2%
Fernando Nakagawa
CORRESPONDENTE / LONDRES
O Brasil continua liderando o aumento das vendas entre as três grandes unidades globais da rede francesa Carrefour.
De acordo com relatório do primeiro trimestre de 2015, a filial brasileira registrou crescimento nas vendas de 8,4% na comparação com os três primeiros meses do ano passado no conceito de mesmas lojas pontos abertos há mais de um ano e sem incluir combustível.
Em termos orgânicos conceito que leva em conta as novas lojas , o desempenho no Brasil foimais forte,comalta de 13,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A empresa chama atenção para o bom resultado mesmo com a forte base de comparação, já que no primeiro trimestre de 2014 as vendas haviam crescido 8,3%.
O relatório da rede varejista francesa destaca ainda o fato de que as vendas crescemem todos os formatos operados pela rede no Brasil, como hipermercados, supermercados, lojas de conveniência e atacarejo (combinação de atacado com varejo), com a bandeira Atacadão.
O resultado registrado usa como base a taxa de câmbio constante.
Vendas totais. As vendas totais do grupo no primeiro trimestre atingiram 21 bilhões (US$22,4 bilhões), alta de 3,2%, informou a companhia.
O crescimento ficou acima das projeções de analistas ouvidos pela Reuters, que esperavam expansão de 2,5%, para 20,8 bilhões.
Entre as três principais unidades do Carrefour, o resultado da matriz foi positivo e as vendas cresceram 2,5% na França no conceito de mesmas lojas e sem contar combustível, acima da média do grupo, que viu as vendas aumentarem 2,3%.
Na Espanha, o terceiro grande mercado da empresa, as vendas registraram ligeiro crescimento de 0,3% no mesmo conceito, abaixo da média global.
Entre as demais filiais, a Argentina viu crescimento das vendas de 26,1% no conceito de mesmas lojas.
A própria varejista, no entanto, minimiza o desempenho ao citar que a elevada inflação no país influencia o resultado.
Na China, onde a economia passapor processo de desaceleração, as vendas caíram 14% no conceito de mesmas lojas.
Em um ambiente que continuou a ser marcado pelo consumo frugal, as vendas caíram. Nesse país, nós iniciamos a adoção de um plano de ação como parte da evolução do nosso modelo de negócio, diz a empresa.
As ações da varejista encerraram ontem com alta de 2,04%, a 32,79.
No ano, os papéis acumulam valorização de 30%.
Novo acionista. Na quinta-feira, o empresário Abilio Diniz divulgou ao mercado que aumentou sua participação no Carrefour global, de 2,4% para 5,07%.
O empresário, ex-dono do Grupo Pão de Açúcar, comprou uma fatia de 10% da subsidiária brasileira em dezembro.
O investimento foi feito por meio da Península, gestora de recursos da família Diniz.
A fatia de 5,07% do Carrefour é avaliada em 1,5bilhão.
Na compra dos 10% da filial brasileira, o desembolso foi de R$ 1,8 bilhão.
O Estado de S. Paulo on-line – SP