Plataforma on-line de viagens e turismo, a empresa criou ainda um comitê de auditoria
Moacir Drska
mdrska@brasileconomico.com.br
Plataforma on-line de viagens e de turismo, o Hotel Urbano anunciou ontem a criação de seu Conselho de Administração, como parte do processo de estruturação da companhia brasileira para uma possível oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
Em comunicado, a empresa informou que a eventual abertura de capital acontecerá em médio prazo e é uma das alternativas em avaliação pela operação.
Procurado pelo Brasil Econômico, o Hotel Urbano não encontrou um representante disponível para dar mais detalhes sobre sua estratégia.
Como membros independentes, o Hotel Urbano anunciou o americano Derek Zissman, ex-presidente do conselho da KPMG no Reino Unido; e os brasileiros Stelleo Tolda, vice-presidente executivo ediretorde operações do Mercado Livre, e Leonardo Rocha, executivo com passagens pela Telefônica, Ponto Frio e Camargo Corrêa.
O conselho contará ainda com a participação de João Ricardo Mendes e José Eduardo Mendes, fundadores do Hotel Urbano, e de Brad Tvohig e Elodie Dupuy, respectivamente, sócio-diretor e vice-presidente da Insight Venture Partners, empresa que liderou três rodadas de investimentos na companhia e que também realizou aportes em empresas como o Twitter, o Tumblr e o Flipboard.
Juntamente com a estruturação do conselho, o Hotel Urbano anunciou a criação de um comitê de auditoria, que será liderado por Derek Zissman e Leonardo Rocha.
Temos plena convicção de que estamos construindo não apenas uma empresa grande, mas sobretudo uma grande empresa e uma referência nacional e internacional na nossa área de internet, tecnologia e turismo, afirmou João Ricardo Mendes no comunicado.
Desde a sua criação, em 2011, o Hotel Urbano recebeu quatro rodadas de investimento.
Além da Insight, o histórico inclui um aporte de R$ 120 milhões, realizado há um ano e liderado pelo fundo Tiger Global Management.
No intervalo de quatro anos, o Hotel Urbano saltou de um faturamento de R$ 90 milhões, em 2011, para cerca de R$ 800 milhões, em 2014.
Em número de usuários cadastrados, a empresa encerrou o ano com uma base de 18 milhões de viajantes eu volume de 3,9 milhões de diárias vendidas, ou uma diária a cada 8 segundos.
Atualmente, a companhia conta com 450 funcionários e a projeção é fechar 2015 com 600 colaboradores.
Entre outras estratégias, o Hotel Urbano tem investido em parcerias para ampliar seu alcance e também seu portfólio.
Nessa última frente, um dos exemplos é o acordo anunciado em janeiro com a Rental Cars e a Priceline, para a oferta de aluguel de carros em todo o mundo.
Brasil Econômico – SP