Treinar funcionários já não é suficiente. Os franqueadores percebem cada vez mais a necessidade de capacitar seus franqueados, para que conheçam cada detalhe da operação e se tornem aptos a gerenciar novas franquias das redes.
Empresas como McDonald’s, Dídio Pizza e Clínica VS são algumas das que investem em capacitação teórica com ênfase na prática de gestão, para que os novos empresários estejam preparados para assumir qualquer papel dentro do negócio.
Há seis anos no mercado como franqueadora, a Dídio Pizza – que possui 24 lojas, sendo três próprias -, diz que para o novo franqueado assumir uma loja, ele antes precisa passar por um processo seletivo, que começa no site da rede e depois será convidado para uma reunião.
“Entregamos um plano de negócios e explicamos detalhes da operação. Os interessados se cadastram e vão participar do que chamamos de test-drive”, explica o diretor da rede Dídio Pizza, Elídio Biazini. Segundo ele, o empresário irá vivenciar uma noite com um franqueado para conhecer na prática como funciona a dinâmica do negócio. Depois começará um treinamento de 45 dias em uma unidade piloto.
Importância
A proposta é que o novo franqueado aprenda todos os processos relacionados à operação da franquia. Ou seja, desde como fazer os procedimentos de recrutamento e de seleção dos funcionários, até a preparar os ingredientes necessários para produzir uma pizza.
A rede oferece três etapas, a primeira delas é a seleção de funcionários; depois na cozinha para aprender normas de higiene e o preparo de pratos; a última é focada no marketing. Todas fases são acompanhadas por profissionais da rede, que oferecem informações técnicas e noções práticas de cada procedimento.
“O principal benefício é a segurança que o empresário tem em relação ao negócio. A operação não fica nas mãos do funcionário”, comentou Biazini. Ele disse que o índice de fechamento de loja por falta de funcionários é zero, já que o dono da unidade tem total controle e conhecimento sobre cada detalhe da operação.
Diferencial
Com um dos períodos de treinamentos mais longos no mercado, o McDonald’s se destaca por acreditar que os franqueados precisam passar por um período integral superior a nove meses de treinamento. “O novo franqueado vai ter de deixar o emprego para se dedicar cinco dias por semana, durante no mínimo 10 meses. E sem receber nada”, explica o franqueado da rede há 20 anos, Carlos Emilio Sartorio.
No início, o empresário que participará da bandeira fará todas as atividades de um funcionário comum. Depois passará pelas hierarquias internas como instrutor, coordenador, gerente de plantão, segundo gerente do restaurante e, por fim, será gerente de restaurante – o cargo mais alto da loja.
Depois de sete meses, o empresário irá trabalhar junto de um franqueado e receber auxílio de outros funcionários. “Ao longo do treinamento, eu aprendi a fazer tudo o que está no restaurante. Sei se os procedimentos estão corretos ou não” comenta Sartorio.
A rede, que no Brasil conta hoje com 837 restaurantes, sendo 235 operados por 62 franqueados, possui um processo de sucessor de franqueados que chama a atenção. A proposta permite que o filho de um franqueado possa assumir uma nova loja. Este é o caso de Peter A. Wetzlar, que para assumir uma nova unidade teve período de treinamento médio de um ano. “Temos a chance de passar por todas as etapas e conhecer as dificuldades e características de cada cargo”, explica Peter. Ele foi o primeiro da nova geração a assumir o negócio do pai.
Prática
A Clínica VS também investe em rotinas de treinamento que contemplam teoria e prática de gestão. Focada em serviços de beleza de micropigmentação (correções em sombrancelha) e micropuntura (correção de rugas e estrias). Há cinco anos no mercado, e há um ano como franquia, a Clínica VS possui treinamento para os investidores com duração de 60 dias. São 30 dias na sede da empresa e os demais em comunidades para testar a prestação de serviços. “O objetivo é que as franqueadas aprendam a fazer todos os processos da clínica, até estéticos”, afirmou Vanessa Silveira, dona da rede.
DCI – SP