03/03/2015 – 07:35
Fato gera perdas de cerca de R$10 bilhões para o varejo.
O setor varejista tem tomado diversas medidas para diminuir a pratica de furtos nas dependências das lojas, instalação de câmeras, etiquetas eletrônicas, embalagens de proteção entre outras são alguns dos recursos usados pelo setor, mas estas ações não intimidam os gatunos.
Não existem sistemas infalíveis de segurança, porém, medidas de prevenção podem contribuir para redução do risco de perdas. A grande maioria das pequenas e médias empresas não possui processos de controles capazes de evitar perdas e fraudes.
Cerca de R$10 bilhões por ano são perdidos decorrente de roubo de produtos em lojas. 30% dos furtos acontecem dentro da própria empresa, por terem conhecimento dos esquemas de segurança e por terem fácil acesso aos produtos, geralmente, deve-se investir em gestão contra furtos quando as perdas estiverem acima de 1 % das vendas, explica Rubens Panelli Jr., especialista e consultor de gestão no varejo. Muitas vezes o custo de intervenção pode superar as perdas em produtos furtados. Dependendo do caso, o mais indicado são ações de endomarketing para conscientização das equipes e também programas de bônus, para os gerentes que conseguirem diminuir suas perdas de estoque, o que inibirá a ação criminosa, sugere Rubens.
Nos EUA, advogados atuam agressivamente contra consumidores acusados de furto, entrando com processos tanto civis quanto criminais. Câmeras de segurança e depoimentos de vendedores são largamente usados para apoiar os casos. Os processos são mais agressivos, pois dentro da loja, a lei é muito clara quanto ao cárcere. Não se pode manter ninguém dentro da loja impedindo sua liberdade de movimento, diz Rubens. Os seguranças das lojas não têm autoridade policial e não podem impedir que o consumidor saia mesmo que soe o alarme. No Brasil, também é assim.
Rubens Panelli atuou durante 12 anos como Diretor de Marketing e Comercial da C&A Modas Brasil e Argentina, foi dentre outras empresas CEO do Grupo Empresarial Pasmanik, CEO da Boutique Daslu, Diretor Comercial da Paramount Textêis. Hoje, Rubens é sócio-diretor da Panelli & Associados, empresa de consultoria de gestão varejo e consumer products.
Fator Brasil – SP