25/02/2015 às 05h00
Por João José Oliveira | De São Paulo
A Latam, dona da TAM e da LAN, abriu ontem concorrência global para unificar o atendimento de marketing de todas as empresas do grupo na América Latina, Estados Unidos e Europa. Segundo o diretor de marketing da TAM, Eduardo Costa, a Latam é atendida hoje por 40 agências diferentes. “Vamos ser atendidos por um único grupo global. O objetivo é ter um trabalho cada vez mais integrado”. A concorrência será realizada em quatro meses. “Teremos a decisão até junho”, disse o diretor da TAM. No segundo semestre, as empresas da Latam farão a transição para as novas agências e o planejamento de 2016. No Brasil, a TAM é atendida por Young & Rubicam (Y&R), nas mídias tradicionais, e pela Wunderman, na plataforma digital duas empresas do conglomerado de comunicação WPP. No mercado chileno, sede da Latam, o atendimento é da agência Porta, independente. Costa não revelou o tamanho da verba de marketing da TAM. Disse que o investimento neste ano será superior ao aplicado em 2014. “Vamos aplicar um pouco mais que a correção da inflação dos setor”, afirmou o executivo. No balanço financeiro da Latam, o orçamento de marketing faz parte do item “outras despesas operacionais”, que incluem outros custos. Entre janeiro e setembro deste ano, a holding gastou US$ 1,13 bilhão nessa linha. O diretor de marketing disse que o alinhamento de contas de marketing da Latam tem relação com o processo de mudança de marca do grupo. “Mas correm de forma independente”, disse. Ainda neste semestre a Latam vai anunciar ao mercado qual será a marca que todas as empresas do grupo passarão a usar. Em entrevistas dadas este ano, o presidente da holding, Enrique Cueto, disse que a nova marca não será nem TAM, nem LAN mas uma terceira e nova identidade. O diretor da TAM adiantou algumas premissas que vão orientar os investimentos de marketing. Um dos pilares é o uso de estratégias uniformes para todas as empresas do grupo as aéreas TAM e LAN, agências de viagem (TAM Viagens e Lantours) e as de programas de fidelidade (TAM Fidelidade e Lanpass). Outra decisão tomada é investir em projetos unificados em três plataformas: esportes, cultura e culinária. Exemplo desse modelo de marketing é o patrocínio da Copa América de futebol de seleções, que TAM e LAN compraram. “TAM e LAN são as companhias aéreas oficiais do torneio. Vai ser o primeiro grande evento que teremos as duas marcas juntas”, disse Costa, sobre o torneio que terá a presença da seleção brasileira de futebol, entre 11 de junho e 4 de julho, no Chile. Costa disse que a TAM vai ampliar a exposição no esporte. Depois de patrocinar o Rio Open ATP, maior torneio de tênis da América do Sul em premiação, realizado no Rio semana passada, a empresa negocia a presença nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. “Temos interesse e estamos negociando”, afirmou o executivo. “O esporte é o principal pilar dessas plataformas. O investimento em marketing esportivo é 45% do orçamento da área”.
Valor Econômico – SP