24/02/2015 às 05h00
Por Cibelle Bouças | De São Paulo
A varejista Pernambucanas informou hoje que vai se dedicar mais à área de moda, em detrimento dos segmentos de eletrodomésticos, cama, mesa e banho. Para reforçar a atuação na categoria, a companhia contratou o estilista Anderson Silva Oliveira, exRiachuelo, para desenvolver a coleção outonoinverno, lançada ontem em São Paulo. A rede também planeja voltar a vender pela internet. “A coleção foi feita com base nos gostos da mulher brasileira das classes C e D”, disse Oliveira. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube, do Google, para consumidores. e, segundo a Pernambucanas, no início do evento, a audiência era de cerca de 4 mil pessoas. Ronaldo Magalhães, diretor de marketing da Pernambucanas, disse que a coleção, com peças mais leves que a de concorrentes, e a apresentação simultânea para fãs da rede fazem parte do plano de renovação da marca Pernambucanas no segmento de moda. “A empresa vai apostar mais no posicionamento de moda. A Pernambucanas não vai deixar de lado a parte de casa e eletrodomésticos, mas quer se fortalecer na área de moda feminina, que oferece maior rentabilidade”, disse Magalhães. A companhia também fez mudanças no site, que agora vai permitir aos usuários fazer comentários sobre os produtos e publicar fotos usando roupas da varejista. A audiência do site, segundo Magalhães, gira em torno de 3 milhões de visitantes únicos por mês. No Facebook, o perfil da varejista possui 1,6 milhão de fãs. A renovação da coleção e o investimento no site, segundo o executivo, têm como meta atrair um público mais jovem, a partir de 25 anos de idade. As consumidoras mais jovens, disse Magalhães, se interessam mais por busca de informações na internet e gostam de interagir mais com as marcas em comparação ao público mais velho. A Pernambucanas encerrou a operação de comércio eletrônico em 2009 e, segundo Magalhães, a mudança no site seria um primeiro passo para a companhia voltar às vendas online no futuro. “Esse é o plano que a companhia possui, mas ainda não há uma data definida para voltar ao comércio eletrônico”, disse. A Pernambucanas vai publicar os resultados financeiros de 2014 em março. Segundo o executivo, a empresa obteve um pequeno crescimento no ano passado e espera uma expansão também em 2015, com a aposta na área de moda. Em 2013, a Pernambucanas lucrou R$ 161,6 milhões, queda de 5,3% em relação a 2012, e registrou alta de 8,2% na receita líquida, para R$ 4,61 bilhões. O lucro, no entanto, foi resultado do desempenho positivo da sua financeira, que registrou ganhos de R$ 210 milhões no ano. A operação de varejo fechou com prejuízo de R$ 50 milhões.
Valor Econômico – SP