09/02/2015
Segundo a Abrafarma, faturamento do setor alcançou R$ 32,3 bilhões, puxado pelos não-medicamentos
O setor de farmácias teve um desempenho muito acima da média do varejo em 2014. Expectativas preliminares da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) indicam um crescimento de 14% nas vendas do segmento no ano passado, na comparação com 2013.
O faturamento das redes associadas à entidade alcançou R$ 32,3 bilhões, com alta de 9% no número de lojas. Entretanto, descontando a expansão orgânica do setor e a inflação, o faturamento das farmácias ficou praticamente estável em relação a 2013. Segundo a Abrafarma, as vendas de medicamentos cresceram 12% na comparação anual, para R$ 21,6 bilhões, e as de não-medicamentos subiram 14,6%, para R$ 10,7 bilhões.
Em busca de diferenciação, as redes de farmácias têm aumentado o espaço dedicado aos itens de perfumaria, higiene e beleza, o que abre oportunidades de aumento de margem e criação de um relacionamento com os clientes baseado não mais em curar doenças, e sim em oferecer saúde. Para a Abrafarma, a continuidade do crescimento das vendas deverá tornar o Brasil o quarto maior mercado mundial do setor nos próximos três anos.
Revista No Varejo on-line – SP