19/01/2015 – 13:09
Por Renato Rostás
SÃO PAULO – A rede varejista francesa Carrefour pretende lançar uma oferta pública inicial de ações no longo prazo nas suas operações chinesas, disse o presidente do grupo, Georges Plassat, em entrevista publicada nesta segunda-feira no jornal francês Les Echos. A rede prepara esquema semelhante ao Brasil.
De acordo com o executivo, a opção de se lançar à bolsa nunca foi descartada no gigante asiático. Nosso objetivo é similar na China [frente ao divulgado para a unidade brasileira], onde dependemos há 20 anos de uma rede de parceiros, sem excluir a ideia de um IPO, afirmou.
Para Plassat, fortalecer a presença no mercado chinês será importante ainda por conta da expansão da classe média local. O presidente do Carrefour disse ao jornal que espera um salto de 230 milhões de pessoas para 630 milhões de pessoas nesse segmento dentro da China na próxima década. O potencial é enorme, afirmou.
O grupo varejista vendeu 10% de seu capital social no Brasil para o empresário Abilio Diniz, em um movimento para adicionar experiência do setor no país às operações. A companhia pretende realizar a oferta inicial da unidade neste ano, caso as condições de mercado sejam favoráveis.
(Renato Rostás | Valor)
Valor Econômico on-line – SP