13/01/2015 – 20:29
Por Adriana Mattos
Simon Dawson/Bloomberg
SÃO PAULO – Maior rede de varejo do país, o Grupo Pão de Açúcar atingiu receita líquida de R$ 19,7 bilhões no quarto trimestre de 2014, alta de 16,2% em relação ao mesmo período de 2013. As vendas de lojas em operação há mais de um ano (mesmas lojas) subiram 4,3% no intervalo.
O GPA Alimentar, que inclui os negócios de hipermercados, supermercados e o atacado subiu 5,8%. Ao excluir o Assaí dessa conta, a expansão nas vendas das redes Extra e Pão de Açúcar subiram apenas 0,3% no período. O Assaí registrou expansão de 26,5%.
Ao se analisar a operação não-alimentar do GPA, a Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) cresceu 2,7% no último trimestre do ano incluindo nesse cálculo, portanto, as vendas natalinas. Ao se excluir o efeito de fechamento de 32 lojas no ano passado, a Via Varejo cresceu 4,4%.
No braço de comércio eletrônico, a alta foi maior salvando a taxa de crescimento geral do negócio. A Cnova, que inclui os sites do GPA e a operação da CDiscount no país, se expandiu 144,8% em relação ao ano anterior. Ao se somar os dois negócios (lojas on-line e lojas físicas) o braço não-alimentar cresceu 29%.
A receita líquida do grupo em 2014 aumentou 13,3% em 2014, para R$$ 65,5 bilhões. A companhia abriu 212 lojas no ano passado, 84 pontos acima do apurado em 2013.
Valor Econômico on-line – SP