19/12/2014 20:00
Por: Hugo Cilo
O curitibano Artur Grynbaum, presidente e sócio do Grupo Boticário, é o que as mulheres costumam chamar de bom partido. É jovial, simpático, bem-sucedido nos negócios e sempre cuidadoso com o visual. Suas funcionárias o definem como um querido, um fofo. O estilo atencioso e sempre sorridente de Grynbaum justifica sua boa imagem e a afinidade de seus companheiros de trabalho. Nos corredores da fábrica de cosméticos, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, ele conversa sobre maquiagem, cabelo, perfume e tipos de pele com a mesma desenvoltura e propriedade com que fala sobre conjuntura econômica, investimentos e estratégias para o crescimento de sua companhia.
Sou completamente apaixonado pelo que faço e todos os dias percebo que cada funcionário nosso nutre esse mesmo carinho e dedicação pela empresa, disse Grynbaum. Esse comportamento faz com que nas horas vagas visite as lojas da rede e converse com as consumidoras, em busca de sugestões. Funciona como uma terapia para mim, afirma o empresário, escolhido o EMPREENDEDOR DO ANO NO VAREJO EM 2014. Com uma simplicidade incomum para um empresário de sua patente, Grynbaum, 45 anos, dono de uma imponente aliança dourada de noivado na mão direita, conquista, cada vez mais, o respeito e a admiração de seus sete mil funcionários em todo o País. Sua reputação cresce no mesmo ritmo da expansão de seus negócios.
Sob seu comando, o Grupo Boticário fechará este ano com faturamento de R$ 9,3 bilhões, aumento de 16% na comparação com 2013, e mais de 20 vezes as receitas de R$ 400 milhões registradas em 2002, quando o assumiu como CEO. O crescimento contabilizado neste ano é bem superior aos 11,8% previstos para o mercado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Poderíamos ter crescido ainda mais se o ano não tivesse sido tão complexo e desafiador, afirmou Grynbaum, dono de 20% do capital da companhia fundada, em 1977, por seu cunhado Miguel Krigsner, boliviano de origem judia, que hoje ocupa a presidência do Conselho de Administração. O Grupo Boticário mantém atualmente uma rede de quase quatro mil lojas franqueadas.
A empresa é considerada a maior do mundo na área de cosméticos, presente em 1.752 municípios com as bandeiras O Boticário, Eudora, The Beauty Box e quem disse, berenice? No exterior, a companhia opera em Portugal, Angola, Japão, Venezuela, Paraguai, EUA, Moçambique e, mais recentemente, na Colômbia. A impressionante expansão do Boticário é um exemplo a ser replicado no meio empresarial, diz Paulo Renato Alves, consultor de varejo da Fundação Dom Cabral. Em menos de três décadas, a empresa passou de uma pequena farmácia de manipulação a uma potência no varejo. Parte do bom desempenho do Grupo Boticário em 2014 se explica pelos investimentos de mais de R$ 650 milhões anunciados por Grynbaum nos últimos dois anos.
A sede e a principal fábrica da companhia, no Paraná, passaram por ampliação e modernização. Uma nova unidade de produção foi inaugurada em Camaçari, na Bahia, próximo a um grande centro de distribuição, responsável por abastecer toda a região Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste. A fábrica nordestina tem condições de produzir até 150 milhões de itens por ano, elevando a capacidade do grupo em 50%, dos atuais 315 milhões de itens para até 465 milhões de itens anuais. Com essa capacidade de produção, estamos preparados para crescer acima de 20% ao ano por, no mínimo, uma década, afirma Grynbaum.
Revista IstoÉ Dinheiro – SP